PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Visita do Papa terá beijaço gay e 'desbatismo' ateu no Rio de Janeiro

22 jul 2013 - 09h58
(atualizado às 11h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Evento no Facebook convoca ateus para um "desbatismo" público em várias cidades
Evento no Facebook convoca ateus para um "desbatismo" público em várias cidades
Foto: Facebook / Reprodução

O primeiro dia da visita do papa Francisco ao Brasil deve motivar protestos no Rio de Janeiro e em outras capitais. O primeiro ato é um beijaço organizado por entidades de defesa dos direitos da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais). O evento tem concentração marcada para as 14h desta segunda-feira, no Largo do Machado, na capital fluminense, e deve seguir em marcha até o Palácio Guanabara às 17h, local onde será realizada a cerimônia de boas-vindas ao Pontífice.

Papa Francisco vem ao Brasil pela primeira vez; veja agenda

Também em frente ao Palácio Guanabara, a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) realizará um "desbatismo" público. O ato está marcado para as 17h na capital fluminense e em outras quatro cidades: São Paulo (praça da Sé), Belo Horizonte (praça da Estação), Curitiba (Boca Maldita) e Ribeirão Preto (SP, praça Quinze de Novembro). O grupo reclama do uso de dinheiro público para a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e pede que o Estado deixe de financiar eventos religiosos.

Outro protesto também reclama dos gastos públicos com a visita do Papa - organizado pelo grupo Anonymous do Rio de Janeiro, o ato terá concentração no Largo do Machado às 18h. Os manifestantes também pedem a renúncia do governador Sérgio Cabral e do vice-governador, Luiz Fernando de Souza, o Pezão, e exige o fim da violência policial nos protestos.

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade