PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

vc repórter: papa Francisco ganhará réplica de Nossa Senhora de Nazaré

17 jul 2013 - 14h48
(atualizado às 14h55)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Escultura da Nossa Senhora de Nazaré com manto e coroas cravejadas de pedras preciosas será presente do governo do Pará ao papa Francisco</p>
Escultura da Nossa Senhora de Nazaré com manto e coroas cravejadas de pedras preciosas será presente do governo do Pará ao papa Francisco
Foto: Fábio Costa/Agência Pará / Divulgação

De passagem pelo Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o papa Francisco será presenteado pelo governo do Pará com uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

A réplica foi confeccionada nas dimensões exatas da imagem peregrina, em cedro vermelho, policrimia e folhas de ouro. As coroas de Nossa Senhora de Nazaré e do Menino Jesus são de prata, banhadas em ouro 18 quilates, somando 24 diamantes e 12 rubis. O manto foi bordado em fios dourados, e cravejado por gemas preciosas. Ao todo são 18 ametistas, 10 águas marinhas, um citrino, uma esmeralda, e mais de 500 cristais tchecos.

Papa no Brasil

Papa no Brasil

Veja a seguir os detalhes que marcaram as passagens dos papas pelo Brasil e o que espera Francisco na Jornada Mundial da Juventude de 2013.

Sua confecção contou com a colaboração de profissionais de diversas áreas. Participaram do processo o escultor Max Santos, o ourives Francisco de Assis Cardoso, a gemóloga e lapidadora Leila Salame, e os artistas Jean Negrão - responsável pelo manto -, Socorro Lassance e as irmãs da Congregação Coração Imaculado de Jesus. Ao todo, foram dois meses de trabalho conjunto até que a escultura ficasse pronta.

De acordo com o Governo, o Estado participará da10ª Expocatólica - Feira Internacional de Carismas, Turismo, Educação, Livros e Artigos Religiosos, que acontece entre os dias 20 a 26 deste mês no Rio de Janeiro, onde apresentará a imagem que será entregue ao Papa. O Ministério do Turismo (MTur) disponibilizou ao Pará um espaço de 300m², levar ao evento o Círio de Nazaré, a maior manifestação de fé católica do Brasil.

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

Por dentro do Vaticano

Por dentro do Vaticano

Conheça detalhes da história, da hierarquia e da economia do menor Estado do mundo. Saiba quais são os principais símbolos, as construções mais importantes e leia sobre algumas curiosidades.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

O internauta Roberto Meira, de Belém (PA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade