PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

vc repórter: Comlurb retira 345 t de lixo das ruas do Rio durante a JMJ

30 jul 2013 - 17h25
(atualizado às 17h25)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ruas amanheceram limpas na segunda-feira, após o encerramento da Jornada Mundial da Juventude</p>
Ruas amanheceram limpas na segunda-feira, após o encerramento da Jornada Mundial da Juventude
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

De acordo com balanço da prefeitura do Rio de Janeiro, os funcionários da Comlurb recolheram 345 toneladas de lixo das ruas da cidade durante todos os eventos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Game do Papa

Game do Papa

Anunciado em março deste ano, o papa Francisco realiza neste mês, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), sua primeira viagem internacional. Em visita ao Brasil, o Papa põe à prova sua popularidade conquistada em pouco mais de quatro meses da pontificado.

Para reforçar o serviço de limpeza das ruas, das areias e a lavagem das pistas e banheiros químicos, uma equipe de 3,2 mil garis trabalhou em três turnos no evento que contou com a presença do papa Francisco. A remoção dos detritos ficou por conta de uma frota de 15 caminhões e 20 basculantes. Já o lixo reciclável foi coletado por outros cinco caminhões.

Ao todo, foram usados quatro mil contêineres distribuídos desde a Central do Brasil até a orla de Copacabana para garantir o descarte correto do lixo. 

A Comlurb ressaltou, em seu balanço final, que a colaboração dos peregrinos foi essencial para a limpeza da cidade, e que esta foi a primeira vez em que a coleta seletiva foi implantada em um grande evento. “O ponto forte dessa JMJ foi a participação dos fiéis nos primeiros dias, que depositaram o lixo nos locais corretos e tiveram cuidado em dispor os recicláveis nos contêineres especiais”, afirmou o órgão.

Papa Francisco no Brasil

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorreu entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marcou também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o Papa
Você conheceu o Papa Francisco no Brasil? Esteve na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade