PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

TVs preparam esquema de visita do Papa a comunidade carioca

Papa Francisco vai dar uma benção na comunidade de Varginha, dentro da favela de Manguinhos, na zona norte do Rio

21 mai 2013 - 16h45
(atualizado em 23/5/2013 às 17h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Guiados pela Padre Marcio Queiroz, comissão de TVs inspecionam campo onde Papa dará uma benção
Guiados pela Padre Marcio Queiroz, comissão de TVs inspecionam campo onde Papa dará uma benção
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Uma comissão formada por membros das principais televisões brasileiras, e que serão responsáveis pela transmissão da visita do papa Francisco ao Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude no próximo mês de julho, visitou na manhã desta terça-feira a comunidade de Varginha, na favela de Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro. O local será alvo da visita do Pontífice no dia 25 de julho. Os cinco integrantes da equipe foram acompanhados pelo padre Marcio Queiroz, diretor do setor de comunicação do evento. O principal foco da visita foi o campo de futebol da comunidade, onde o Papa dará uma benção à comunidade de cerca de 3 mil pessoas.

O papa Francisco vai caminhar cerca de 150 metros dentro da comunidade, desde a igreja de São Jerônimo Emiliano, que fica na entrada do local, até o campo de futebol. No campo ele vai subir em uma laje, que hoje funciona como vestiário de uma escolinha de futebol, para dar uma benção. As pessoas da comunidade e imprensa vão ficar no campo. As grades que hoje delimitam o gramado vai ser retirado por questão de segurança e para facilitar a entrada e saída das pessoas. A escola Juscelino Kubitschek, que fica bem na entrada da comunidade, vai ser utilizada como local de estacionamento dos caminhões de transmissão e geradores e posicionamento de câmeras. Ainda assim será necessário utilizar a casa de moradores para passar os cabos necessários à transmissão da visita ao campo e à igrejinha do local. 

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade