PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

'Teremos noite de Natal e duas de Réveillon', diz Paes sobre JMJ

Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia medidas drásticas no trânsito durante evento com Papa Francisco na cidade

16 jul 2013 - 13h05
(atualizado às 13h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O prefeito do Rio de Janeiro apresentou nesta terça-feira o esquema de trânsito da cidade para a Jornada Mundial da Juventude, que começa no dia 23. Eduardo Paes demonstrou preocupação com o evento, tanto que decretou feriado municipal por quatro dias – a partir do meio-dia na terça-feira até meio-dia da segunda pós-evento.

 

“Vamos ter uma noite de Natal (na terça-feira) e duas de Réveillon (na quinta e na sexta) na mesma semana em Copacabana. Tudo é preocupante. Depois de tudo isso ainda vamos ter mais um Réveillon inédito em Guaratiba, numa região que nunca recebeu um evento de grande magnitude”, afirmou o prefeito comparando a missa de acolhida comandada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e a cerimônia de acolhida dos jovens e via crúcis que terão a presença do Papa Francisco aos dois eventos mais famosos da orla de Copacabana.

Na terça-feira, a prefeitura começa as interdições da orla de Copacabana ao meio-dia. Às 14h, nem ônibus e táxis poderão circular no local onde a JMJ será aberta oficialmente. Na quinta e na sexta-feira, o bloqueio da orla inteira começa à meia-noite anterior e carros particulares param de transitar na região a partir do meio-dia.

Os ônibus fretados de peregrinos não poderão entrar na cidade entre as 5h e 10h da manhã e 16h e 21h durante todos os dias de evento. Eles receberão adesivos de credenciamento em bolsões dispostos nas quatro rodovias que dão acesso ao Rio de Janeiro – em Queimados (Dutra), Três Rios e Sapucaia (BR-116) e Itaboraí (BR-101 Norte) – e terão de ficar estacionados durante o evento sem permissão para circular. A recomendação da prefeitura é a utilização de transporte público – metrô e ônibus nos eventos de Copacabana e trem para Guaratiba.

Na região onde o Papa Francisco realizará a vigília a partir da noite de sábado, o bloqueio ao bairro será total a carros particulares. Os peregrinos terão de chegar de trem (descida na estação Santa Cruz) ou ônibus (dois bolsões de estacionamento no Recreio dos Bandeirantes e em Paciência) e precisarão caminhar por 13 quilômetros até o local do evento. Os BRTs funcionarão apenas até a estação do Recreio Shopping. Segundo a prefeitura, Guaratiba é o local mais preocupante. Tanto que há um esquema de dispersão que pode durar até 10 horas – daí a necessidade de feriado na manhã de segunda-feira.

“Foi um pedido feito pelo Vaticano fazer o evento numa das áreas mais pobres da cidade, na zona oeste, e vamos fazer. Mas é claro que preocupa. Nunca ocorreu nada parecido naquela região”, disse Eduardo Paes.

A prefeitura do Rio espera 300 mil peregrinos, 800 mil turistas e 10 mil ônibus chegando à cidade para o evento. Mas os números podem mudar. “Essa incerteza é muito preocupante. Tivemos uma informação que seriam 20 mil ônibus no início, depois caiu para 10 mil. Há um grau de imprevisibilidade muito grande. Nós queremos a cidade cheia e grupos de jovens cristãos caminhando, cantando e propagando a sua fé”, completou Paes. 

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade