PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

RJ: três vezes maior que o Vaticano, Campus Fidei deve ficar pronto até 5ª

19 jul 2013 - 20h00
(atualizado às 20h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Quem passa pela Avenida das Américas, em Guaratiba, até consegue ver entre as árvores a cruz de 33 metros no centro do palco e as torres de ferro brancas que simulam os tubos de um órgão de igreja em segundo plano, mas as mesmas árvores, no entanto, escondem o gigantismo da área, de 1,362 milhão de metros quadrados. A construção reúne mais de 700 pessoas e só deve ficar totalmente pronta na próxima quinta-feira (25). No mesmo dia, o papa Francisco realizará sua primeira missa na praia de Copacabana.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>

O espaço equivale a mais de três vezes o tamanho do Estado do Vaticano, mais de nove vezes a Cidade do Rock, que recebe o Rock in Rio, e é maior até do que o Aterro do Flamengo, onde o Papa João Paulo II reuniu cerca de 2 milhões de pessoas em 1980 e em 1997. O Campus Fidei tem capacidade para 2 milhões de pessoas, já que conta com uma infraestrutura que permitirá a Vigília ao longo da madrugada de sábado (27) para domingo.

Já da Estrada da Matriz, uma das principais da Pedra de Guaratiba, bairro bem próximo ao terreno, a visão da cruz dourada, a quilômetros de distância, se destaca na paisagem de casas e comércio simples, com paredes de tijolo aparente e calçadas de terra. O palco terá 75 metros de largura e 68 de profundidade, com uma plataforma elevatória que dará acesso ao altar e às sacristias.

No gigante, 750 convidados poderão ficar ao mesmo tempo. À frente da cruz, duas estruturas de ferro, também douradas, fazem uma leitura moderna do tradicional ato de unir as mãos em oração, em direção ao céu. O arquiteto João Uchôa assina o projeto.

O bairro tem intenso fluxo de caminhões. Curiosos pela passagem dos carros de imprensa e pela movimentação incomum, os moradores da região ficam atentos à estrada. Elton de souza Gama, 51 anos, é católico e mora próximo ao local. Olhando de perto a estrutura do palco, já que a rua passa pelos fundos do Campus Fidei (Campo da Fé), ele se admira e alimenta expectativas: "Nunca imaginei alguma coisa assim por aqui. Somos católicos e meus filhos vêm sempre para ver o que mudou na montagem. Minha companheira trabalha no restaurante daqui e muita gente que eu conheço também está trabalhando. Espero que as coisas melhorem por aqui."

Na imensa área, os peregrinos ocuparão 22 lotes - cada um deles com o tamanho médio de sete campos do Maracanã. Nesses espaços, já se pode ver parte dos 32 centros de serviços, onde os fiéis terão lanchonetes, 4.673 banheiros, 4.920 bebedouros para encher garrafas e postos médicos, além de torres de vigilância.

Dois lotes destinados a pessoas com deficiência ficarão nas laterais do palco, para facilitar a chegada, já que serão conduzidos nos 13 quilômetros de peregrinação. Os peregrinos inscritos pela internet na jornada também ocuparão lotes mais próximos ao palco que o público que não se inscreveu. O papa chegará de helicóptero no início da noite de sábado e na manhã de domingo, e passará de papamóvel entre os lotes e 5 mil lanternas de papel, a uma distância de 50 a 100 metros dos católicos.

Igreja comenta sobre agenda do Papa no Brasil:

Para pernoitar na vigília, não serão permitidas barracas, para não atrapalhar a visão de outros peregrinos. A maior parte vai acompanhar os shows e celebrações por 33 telões. Os fiéis começarão a chegar a partir das 6h de sábado, cruzando uma peregrinação que partirá de três bairros vizinhos: Campo Grande, Santa Cruz e Recreio dos Bandeirantes. No caminho, que fechará o trânsito em importantes vias da zona oeste, postos médicos e de hidratação já estão sendo montados.

Dentro do campo, o trabalho de montagem do palco continua, em uma luta para pintar e manter brancas e limpas as estruturas que as botas sujas de terra sujam com a circulação dos trabalhadores. Militares, policiais federais, fiscais e outros integrantes do governo, como secretário municipal de obras, Carlos Roberto Osório, que esteve no local na quinta-feira, acompanham tudo de perto. Um restaurante foi montado para atender aos empregados e, do outro lado da avenida das Américas, um posto de segurança também já pode ser visto.

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade