PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

RJ: polícia ocupará quatro favelas em Guaratiba para visita do Papa

Segundo o chefe do Escritório de Planejamento para a Jornada Mundial da Juventude, Edison Duarte, comunidades ficam na região de Guaratiba

23 mai 2013 - 17h04
(atualizado às 18h47)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Militar do Rio de Janeiro irá ocupar quatro favelas na região de Guaratiba, na zona oeste da capital fluminense, onde ocorrerá a vigília dos jovens e a missa de encerramento, nos dias 27 e 28 de julho, durante a visita do papa Francisco à Jornada Mundial da Juventude (JMJ). 

Segundo o chefe do Escritório de Planejamento para a JMJ, Copa 2014 e Jogos Olímpicos de 2016, tenente-coronel Edison Duarte, serão ocupadas as comunidades da Rola, Aço, Cesarão e Antares, no bairro. 

Igreja comenta sobre agenda do Papa no Brasil:

De acordo com Duarte, o número de policiais nas ruas será aumentado. Para isso, a PM carioca cancelará férias, folgas e reduzirá o efetivo de expedientes internos. Para compensar o trabalho a mais, os policiais serão pagos através Regime Adicional de Serviço da PM (RAS).

Três helicópteros do Grupamento Aéreo Marítimo farão a vigilância e segurança do evento pelo ar. As aeronaves contam com câmeras de alta definição, que conseguem registrar imagens noturnas a mais de 16 quilômetros de distância.

Para aumentar o número de policiais nas ruas, haverá o cancelamento de férias, folgas e redução de efetivo de expedientes internos, com a contrapartida financeira do Regime Adicional de Serviço da PM (RAS).

Segundo Duarte, o policiamento será reforçado nos terminais de transporte, e cães farão a varredura dos locais de passagem do Papa. “Ocuparemos as comunidades da Rola, Aço, Cesarão e Antares, em Guaratiba. Reforçaremos o número de homens nos terminais de transporte, teremos policiamento extraordinário voltado para a rota de peregrinos, montaremos um posto de comando e controle na região. Além disso, teremos a atuação do Regimento de Polícia Montada, do Batalhão de Choque e do Batalhão de Ações com Cães, que também fará a varredura dos locais por onde o Papa vai passar”, afirmou. 

Pelo ar, a vigilância será feita por três helicópteros do Grupamento Aéreo Marítimo. As aeronaves contam com câmeras de alta definição, capazes de registrar imagens noturnas a mais de 16 quilômetros de distância.

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade