PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

RJ: atrizes mostram os seios em protesto contra Papa e são vaiadas

Grupo mostrou os seios em ato contra práticas da Igreja Católica, e recebeu vaias dos peregrinos no Largo do Machado

22 jul 2013 - 17h22
(atualizado às 20h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de atrizes de rua, junto a outros grupos que repudiam a visita do papa Francisco, já em solo brasileiro para a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), protestou no Largo do Machado, zona sul do Rio de Janeiro, contra o que consideram práticas retrógradas por parte da Igreja Católica

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/" data-cke-420-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/">Game do Papa</a>
Atrizes mostram os seios em protesto contra Papa no Rio:

Formado por 12 integrantes, o grupo promoveu um ato mostrando os seios em frente à uma igreja, no Largo do Machado, ponto de concentração de manifestantes contra a vinda do Papa – que se encontrará, mais tarde, com a presidente Dilma Rousseff, o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB), e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PMDB), no Palácio Guanabara. O local fica a cerca de 500 metros da sede do governo fluminense. 

As atrizes foram vaiadas por peregrinos que estão no local, em fila, a espera de uma van para visitar o Cristo Redentor – o local é um dos pontos de partida rumo ao monumento. Por mais que não se declarem feministas, elas vão de encontro a algumas práticas representadas pelo megaevento católico. 

 

De acordo com Luciana Pedroso, 27, uma das atrizes de rua, “o cristianismo representou o massacre ao sagrado feminismo”. “Queremos relembrar às pessoas que a Igreja Católica queimou muitas mulheres na fogueira.”

Igreja comenta sobre agenda do Papa no Brasil:

“Queremos restaurar este encontro com todas as camadas da opinião pública”, completou, devidamente fantasiada. As atrizes se juntam a um grupo LGBT (Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais) que vai promover um “beijaço” coletivo no local. 

Outros grupos de manifestantes, alguns com ligação partidária, também se concentram no local e devem partir por volta de 18h rumo ao Palácio Guanabara, onde um forte efetivo de segurança (cerca de 1 mil homens) fazem o cerco de proteção a chegada do papa Francisco

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade