PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Rio bloqueia ruas e avenidas para chegada do Papa; confira esquema

21 jul 2013 - 15h10
(atualizado às 15h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Jovens comparecem ao Sambódromo, no Rio de Janeiro, para retirarem seus kits da Jornada Mundial da Juventude
Jovens comparecem ao Sambódromo, no Rio de Janeiro, para retirarem seus kits da Jornada Mundial da Juventude
Foto: Daniel Ramalho / Terra

A prefeitura do Rio de Janeiro implantará esquema especial no trânsito na segunda-feira para a chegada do papa Francisco à cidade. O Papa desembarca na base aérea do Galeão, de onde se dirige ao centro. Depois, às 17h, em carro aberto, o Sumo Pontífice se encaminha da Catedral Metropolitana, em um roteiro até o Theatro Municipal, passando pela avenida República do Chile, avenida Rio Branco, rua Araújo Porto Alegre, avenida Graça Aranha, avenida Nilo Peçanha e novamente pela avenida Rio Branco até a chegada ao Theatro Municipal.

Devido ao roteiro do Papa, a prefeitura irá bloquear vias e oferecer rotas alternativas aos motoristas. A operação começa à 0h, com medidas como proibição de estacionamento no centro. A área central da cidade irá ser fechada às 15h.

A rua Pinheiro Machado será fechada em ambos os sentidos, assim como o túnel Santa Bárbara, sentido zona sul, a partir das 14h. A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) , a guarda municipal e a Secretaria de Transportes terão 380 agentes na operação, além de 50 motocicletas, 45 veículos operacionais e 10 reboques para desobstrução de via em caso de acidente ou quebra de veículo.

Ônibus

As linhas de ônibus provenientes da avenida Presidente Antônio Carlos e que passam ou têm terminal nas avenidas Graça Aranha e Nilo Peçanha, que estarão interditadas a partir das 15h, seguem direto pela rua Marechal Aguinaldo Caiado de Castro ou pela rua Primeiro de Março, de acordo com seus destinos.

No mesmo horário, as linhas que circulam pela avenida Rio Branco, provenientes da Presidente Vargas, desviam pela avenida Passos, e as provenientes da praça Mauá, seguem pelo mergulhão da Praça XV.

A partir das 14h, ônibus que circulam na Pinheiro Machado e no túnel Santa Barbara serão desviados pela praia do Flamengo.

Como chegar ao evento

Metrô

Utilizar as estações Cinelândia e Carioca.

Ônibus de linhas regulares

Utilizar as linhas regulares que passam no centro. Ônibus e vans fretadas não terão como chegar perto da área do evento. 

Principais interdições

A partir das 14h - a circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:

Rua Pinheiro Machado, em toda sua extensão nos dois sentidos;

Túnel Santa Bárbara, sentido Zona Sul;

Viaduto Engenheiro Noronha;

Elevado 31 de março, sentido Zona Sul;

A partir das 15h

Avenida República do Chile;

Avenida Almirante Barroso;

Avenida Rio Branco;

Rua Araújo Porto Alegre;

Avenida Graça Aranha;

Avenida Nilo Peçanha;

Rua Manoel de Carvalho;

Avenida Treze de Maio;

Rua Senador Dantas;

Rua Lélio Gama;

Rua Evaristo da Veiga;

Rua México, a partir da Rua Santa Luzia;

Rua dos Arcos;

Rua da Assembleia;

Avenida Presidente Vargas, pista lateral a partir da Avenida Passos até a Avenida Rio Branco, sentido Candelária;

Rua Buenos Aires, entre Rua Primeiro de Março e Avenida Rio Branco;

Rua Sete de Setembro, entre a Rua da Quitanda e Avenida Rio Branco;

Rua São José, entre a Rua da Quitanda e a Avenida Nilo Peçanha;

Quinze minutos antes da saída do Papa da Catedral

Avenida República do Paraguai, nos dois sentidos. Nesta via não será permitida a presença de público. Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade