0

Rio: arcebispo anuncia que Campus Fidei será bairro para os pobres

Para dom Orani, última celebração da JMJ não é despedida, mas partida para "formar uma Igreja mais presente entre os necessitados"

28 jul 2013
11h40
atualizado às 11h51
  • separator
  • comentários

O Campo da Fé (Campus Fidei) será um bairro destinado a pessoas pobres, anunciou o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, no início da missa deste domingo, na Jornada Mundial da Juventude. "Estamos propondo ser o bairro Campo da Fé", disse dom Orani, sem dar detalhes e dizendo que os investimentos no local serão para "o povo pobre".

<p>Papa Francisco e dom Orani se abraçam afetuosamente após a mensagem inicial do arcebispo</p>
Papa Francisco e dom Orani se abraçam afetuosamente após a mensagem inicial do arcebispo
Foto: Terra TV / Reprodução

A fala foi muito aplaudida pelos peregrinos presentes na praia de Copacabana. "A escolha fez com que os olhos do mundo se voltassem para aquela região, e fez que todos conhecessem as suas necessidades."

Dom Orani disse também que a Missa de Envio, última celebração da JMJ, não é uma despedida, mas partida para a missão de evangelizar num mundo desigual e complexo. "Uma partida para formar uma Igreja cada vez mais presente entre os pobres, doentes e necessitados. E que os jovens sejam construtores da civilização do amor enviado por Jesus."

"Ficará marcada para sempre a presença do pai e pastor junto à juventude do mundo, e seu retorno à América Latina, como primeiro papa latino-americano", acrescentou. O arcebispo do Rio emocionou o público quando falou que o papa Francisco deixará saudade no Rio de Janeiro e nos jovens que participaram do evento. "Sentimos que segunda-feira faltará alguém muito próximo de nós." 

"A passagem de Vossa Santidade nas ruas dessa cidade foi anúncio de paz. A figura do homem de batina branca é uma visão que nos convida a sermos cada vez mais empenhados na promoção da paz", disse Dom Orani, que abraçou o papa Francisco no fim do discurso.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou em seu perfil no Twitter que conversou com o Papa e o arcebispo na noite de ontem, e que o bairro se chamará Campo da Fé do Papa Francisco. "Esse será um grande legado da visita desse grande líder à nossa cidade." 

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o Papa
Você já conheceu o Papa Francisco no Brasil? Está na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou esteve em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

Agência Brasil Agência Brasil

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade