PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Rio: 2 integrantes do grupo Mídia Ninja são presos na cobertura de protesto

22 jul 2013 - 22h47
(atualizado em 24/7/2013 às 20h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Policiais e manifestantes entram em confronto durante protesto nesta segunda-feira
Policiais e manifestantes entram em confronto durante protesto nesta segunda-feira
Foto: Maurício Tonetto / Terra

Dois integrantes do grupo Mídia Ninja foram presos durante a cobertura do protesto que ocorreu nesta segunda-feira em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do Rio, durante recepção ao papa Francisco. Eles foram levados para a 9ª DP e identificados pela Polícia Militar como Filipe Gonçalves de Assis e Felipe Garcia. Na delegacia, policiais não souberam explicar ao Terra o motivo da prisão dos dois e informaram que procurariam irregularidades nos vídeos apreendidos com eles. Ambos foram liberados após prestar esclarecimentos.

Os dois rapazes afirmam que foram presos apenas por estarem filmando a manifestação. Em seu perfil no Twitter, no entanto, a Polícia Militar diz que os dois foram detidos por “incitar a violência”.

Filipe de Assis estava transmitindo a manifestação para mais de 15 mil pessoas via internet quando o amigo foi preso em frente à 9ª DP. Ele conta que passou a filmar a prisão quando foi chamado para dentro da delegacia. “Estava filmando a prisão de um amigo quando fui ‘convidado’ a entrar. Meu celular ficou uma hora em posse da PM e eu não sei o que fizeram. Não fui ameaçado”, conta. Segundo Filipe, ao entrar na DP ele prestou depoimento e foi liberado.

Manifestante joga coquetel Molotov contra PMs no Rio de Janeiro:

Outras quatro pessoas foram presas, segundo a Polícia Civil: uma por desacato a autoridade, uma por arremesso de explosivo, outra por formação de quadrilha e outra por incitação à violência. Um adolescente foi apreendido por dano ao patrimônio e liberado.

Um dos membros da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que acompanha as prisões, Carlos Viana, afirma que é “difícil achar irregularidade” nas prisões dos integrantes da Mídia Ninja, “embora os manifestantes que assistiram às prisões aleguem veementemente que eles só estavam filmando".

"Temos uma comissão de plantão na delegacia, mas, por enquanto, só podemos afirmar que houve um ferido com arma de fogo", disse, sem saber informar para onde o ferido foi levado e a gravidade de seu estado. Por meio de seu Twitter, a Polícia Militar negou que alguém tivesse sido atingido por munição letal durante o protesto.

 

Papa Francisco no Brasil

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade