PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Protestos mostram compromisso dos jovens, diz presidente da CNBB

18 jul 2013 - 12h55
(atualizado às 15h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Os protestos das últimas semanas pelo País demonstram a não acomodação dos jovens brasileiros, afirmou o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida, Raymundo Damasceno Assis.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>

"As recentes manifestações que se verificaram no nosso País são um sinal do fato que, diante da situação de sofrimento na qual se encontram muitos brasileiros, os jovens não se deixaram contaminar pela cultura do bem-estar que leva à indiferença em relação ao próximo", disse Assis em artigo publicado nesta quinta-feira pelo jornal vaticano L'Osservatore Romano.

O texto foi escrito por causa da visita do papa Francisco ao Brasil na próxima semana, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Na publicação, o presidente da CNBB disse que a Igreja Católica respira um ar novo com o primeiro pontífice latino-americano.

Assis considerou que a estadia do líder religioso dará novo ânimo à evangelização dos jovens, "que mereceram a atenção especial da Igreja no Brasil nos últimos anos".

"Mesmo havendo muitos jovens ativos nas nossas comunidades, preocupa-nos o número dos que se estão a afastar delas. Não porque deixaram de acreditar em Deus. A fé continua a estar viva em seus corações, mas deixaram de sentir a necessidade da mediação da Igreja para a viver e testemunhar", considerou.

O arcebispo afirmou ainda que o Papa não ignorará o recente contexto político e social do País, que, como o próprio cardeal destacou, teve os jovens como atores principais.

Igreja comenta sobre agenda do Papa no Brasil:

"Ainda ressoa em nossos ouvidos o clamor das centenas de milhares de jovens que, enchendo as praças e as ruas de nosso País, expressaram sua indignação diante da estrutura de poder e as ações das instituições que ferem a vida e violam a dignidade humana", salientou Assis, que pediu que os jovens continuem se interessando pelos principais assuntos da sociedade.

"Para o Papa, a globalização da indiferença nos torna anônimos, responsáveis sem nome e sem cara. Não queremos uma juventude alienada e indiferente", escreveu.

"Que sua presença entre o povo brasileiro nos coloque no compromisso da fé, da solidariedade e da justiça social. Bem-vindo, papa Francisco", finalizou.

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade