PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Programação do Papa em Guaratiba é transferida para Copacabana

Organização da Jornada Mundial da Juventude fez vistoria técnica no local durante a manhã

25 jul 2013 - 13h48
(atualizado às 17h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Por conta da chuva, o comitê organizador local da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) cancelou nesta quinta-feira a programação do papa Francisco em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro. O grupo fez uma vistoria técnica no local durante a manhã e verificou ser praticamente impossível evitar que haja excesso de lama no Campus Fidei (Campo da Fé), onde o Pontífice realizaria a Vigília no sábado à noite e a Missa de Envio na manhã de domingo. Os eventos foram transferidos para a estrutura montada na praia de Copacabana.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/" data-cke-788-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/">Game do Papa</a>

O terreno escolhido para a Vigília e a Missa de Envio da JMJ, em Guaratiba, fica sobre um pântano e, com as chuvas fortes dos últimos dias, virou um lamaçal. A empresa responsável pela produção do local, a Dream Factory, tentou aumentar a estrutura de drenagem da água do local com bombas de sucção, mas, mesmo assim, o evento foi transferido do local.

O Campus Fidei tem dimensões três vezes maiores que o Estado do Vaticano, com 1,362 milhão de metros quadrados. Toda a arrumação da área deveria ficar pronta ainda nesta quinta-feira, mas as chuvas também atrasaram o processo. 

A chuva tem prejudicado a visita do Papa ao Rio de Janeiro e feito a organização da JMJ correr contra o tempo para encontrar soluções. 

Segundo o prefeito Eduardo Paes, "não haverá problema" com mudança. "Já temos experiência em realizar grandes eventos em Copacabana. Vai ser até mais tranquilo, já que em Guaratiba é que era um evento inédito e que tinha mais complexidade logística", disse em coletiva à imprensa. 

Na terça-feira, cogitava-se que o Pontífice pudesse visitar o Cristo Redentor, o que não ocorreu por causa do mau tempo. Na quarta-feira, Francisco teve de ir de avião até São José dos Campos e depois pegar um helicóptero até Aparecida, quando o plano inicial era que fosse utilizada apenas a aeronave menor. No mesmo dia, Francisco andou pelas ruas da Tijuca, na zona norte da capital fluminense, em carro fechado e não no papamóvel, o que frustrou fiéis que foram às ruas para vê-lo, apesar da chuva e do frio.

Papa Francisco no Brasil

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

Papa é recebido com flores por Dilma; veja chegada:

vc e o Papa

Você já conheceu o Papa Francisco no Brasil? Está na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou esteve em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o papa.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade