PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Peregrinos terão recarga de celular com energia solar em Copacabana

19 jul 2013 - 23h48
(atualizado às 23h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Os peregrinos que acompanharem os eventos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na praia de Copacabana terão 12 pontos para recarregar as baterias de seus telefones celulares. Os chamados ecopontos contarão com painéis fotovoltaicos que transformarão a energia do sol em energia elétrica, o que vai permitir que os fiéis possam reabastecer seus celulares, que certamente servirão para registrar imagens do evento, e, principalmente, do papa Francisco, a grande estrela da JMJ.

O projeto é capitaneado pelo ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Fórum das Américas, a Fundação João Paulo II e o Pontifício Conselho para os Leigos. Nos mesmos ecopontos, estarão voluntários que ficarão responsáveis pela coleta e separação do lixo acumulado no evento. A expectativa é que sejam geradas 3 milhões de toneladas de lixo durante a JMJ, aproximadamente oito vezes mais do que foi produzido no Réveillon de Copacabana.

Serão distribuídos aos público que acompanhará os eventos em Copacabana 2 milhões de sacolas biodegradáveis. A abertura do evento será realizada na praia de Copacabana na próxima terça-feira, em missa que será celebrada pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta. O papa Francisco não participará desse evento.

O chefe da Igreja Católica estará na praia mais famosa do Brasil na quinta e na sexta-feira. No primeiro dia, o papa Francisco participará da Cerimônia de Acolhida. No dia seguinte, participará da Via Crucis com jovens, na orla de Copacabana.

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade