PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Peregrinos ficam confusos com transporte na saída de missa da JMJ

23 jul 2013 - 22h59
(atualizado às 22h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Religiosos celebram missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude
Religiosos celebram missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude
Foto: Daniel Ramalho / Terra

A superlotação da estação Cardeal Arcoverde do metrô, a mais próxima ao palco da cerimônia de abertura da Jornada Mundial da Juventude, causou confusão e desencontro nesta terça-feira na saída da missa na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Muitos peregrinos compraram os passes especiais do evento e se programaram para voltar para casa no metrô, mas tiveram seus planos alterados por uma falha da concessionária MetrôRio que causou o acúmulo de pessoas no local.

Foi o caso das irmãs americanas Stephanie e Bethanie Connely. Elas estão hospedadas na zona norte e tinham planejado tomar o metrô até a estação Saens Peña, na Linha 1. o problema é que apenas composições da Linha 2 estavam parando na estação. Com a alteração, tiveram de tomar um ônibus para o centro da cidade e, depois, o metrô para a casa onde estão alojadas. O problema era descobrir qual ônibus pegar na profusão de informações desencontradas.

"O problema é que nos disseram para pegar um ônibus, mas ele não para aqui. A gente fez sinal e nada. Os ônibus também estão muito lotados e passam direto", disse Bethanie. Elas se confundiram também porque, em Copacabana, os ônibus são divididos em três corredores e cada um tem um ponto específico. Um carro BRS 2, por exemplo, não faz embarque ou desembarque numa parada do BRS 1. "Estamos achando tudo muito confuso."

É a primeira vez de ambas no Rio de Janeiro. Mas mesmo os mais experientes no sistema de transporte público da cidade se atrapalharam. "O problema é que os ônibus estão demorando muito tempo parados num ponto só. Aí eles se acumulam e a linha que a gente quer passa direto. É uma bagunça", reclamou o carioca Rafael Pereira, que precisava ir para a Barra da Tijuca. "Para variar, está uma bagunça isso aqui."

Às 21h30, o trânsito foi interrompido na rua Barata Ribeiro na altura da rua Rodolfo Dantas. O motivo: o acúmulo de pessoas tentando acessar a estação Cardeal Arcoverde. A via é a principal de acesso a Ipanema, Leblon e Barra para quem tentava sair de Copacabana, já que a avenida Atlântica já estava interditada por causa do evento desde as 14h.

A mobilidade urbana tem se mostrado o grande desafio do Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude. Na segunda-feira, o próprio papa Francisco ficou preso num engarrafamento no centro da cidade. Nesta terça, o metrô ficou sem funcionar por duas horas devido a um problema de energia na estação Uruguaiana. E peregrinos têm reclamado da dificuldade para chegar em seus alojamentos - a maioria está em bairros da zona norte, oeste e até na Baixada Fluminense.

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade