PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Peregrinos estrangeiros estão ansiosos para conhecer Copacabana e o Cristo

21 jul 2013 - 22h30
Compartilhar
Exibir comentários
A Semana Missionária de Petrópolis serviu para preparar os católicos para a JMJ
A Semana Missionária de Petrópolis serviu para preparar os católicos para a JMJ
Foto: Vinicius Henter / Especial para Terra

Peregrinos da Alemanha e da Venezuela que passaram os últimos dias na Diocese de Petrópolis, região serrana do Rio, na Semana Missionária, estão ansiosos para conhecer o Rio de Janeiro, para onde vão nesta segunda-feira. Perguntados sobre o que esperam ver na cidade sede da Jornada Mundial da Juventude, jovens de outros países são unânimes na resposta: Cristo Redentor e Copacabana.

O estudante alemão Oliver Gentz, 19 anos, ficou hospedado na última semana na casa de uma família católica em Teresópolis. Ele passou este domingo em Itaipava, Petrópolis, para o evento de encerramento da Semana Missionária. Fez calor durante o dia no Parque Municipal de Petrópolis. O peregrino alemão ficou surpreso em saber que se trata do inverno no Brasil, numa temperatura, segundo ele, semelhante à do verão alemão.

“Quero conhecer Copacabana, Cristo Redentor. Estou muito feliz aqui no Brasil. É tudo muito bonito. Espero levar muito do que aprendemos aqui quando voltarmos para a Europa”, disse Oliver.

O estudante venezuelano Ronald Moreno, 19 anos, também quer conhecer Copacabana e o Cristo Redentor, mas também cita o Corcovado e o Pão de Açúcar. Ele disse ter ficado encantado com Petrópolis. “É uma cidade encantadora, muito bonita e acolhedora. Nós esperamos muitas coisas do Rio, toda a gente que poderemos conhecer”, disse Ronald.

Já seu amigo, o também estudante Jesus Parao, 21 anos, tem grande expectativa em poder ver o papa Francisco. “Espero chegar perto dele. Se for de longe, vou dar um tchau”, disse Jesus, representando como seria o aceno que faria para o Pontífice.

O catequista alemão Clement Riegck, 55 anos, também irá para a Jornada. Ele acredita que a vinda do Papa será encorajadora para os católicos e uma oportunidade para a Igreja se fortalecer em todo o mundo. “Esperamos aprender com outras culturas e ter uma semana com muita fé. No Rio, iremos cumprir o programa da Jornada, então não teremos tempo para outras coisas, mas espero conhecer Copacabana e o Cristo Redentor”, disse Clemente, que está pela primeira vez no Brasil e afirmou já ter passado por um aprendizado na Semana Missionária. “Em Teresópolis, fomos a catequeses e a parques naturais.”

A região serrana recebeu peregrinos da Alemanha e da Venezuela
A região serrana recebeu peregrinos da Alemanha e da Venezuela
Foto: Vinicius Henter / Especial para Terra

Cerca de 30 mil pessoas – segundo cálculo da Guarda Civil de Petrópolis – estiveram no Parque Municipal, em Itaipava, para o encerramento da Semana Missionária neste domingo. Peregrinos estrangeiros, petropolitanos e turistas assistiram a missas e a shows de artistas católicos. Bandeiras dos países de origem dos peregrinos tremulavam entre a multidão – jovens de mais de 20 nacionalidades foram ao evento.

A Semana Missionária começou na terça-feira e foi uma preparação para os peregrinos que irão para a JMJ. Cerca de sete mil jovens ficaram hospedados em casas de famílias católicas na Diocese de Petrópolis – que, além de Petrópolis, também engloba Teresópolis, Magé e parte de Guapimirim, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Três Rios e Paraíba do Sul.

Um grupo de 110 pessoas veio de Paris, França, para a Semana Missionária. A estudante Morgane Oger, 21 anos, espera no Rio conhecer o máximo de pessoas possível. Sua colega, a professora Marie-Valérie Chapuis, 25 anos, acrescentou que espera conhecer o papa Francisco. As duas afirmaram que a estadia no Brasil já está sendo uma grande experiência. “Não acho que um dia poderemos devolver ao Brasil o que recebemos”, disse Morgane. “Foi fantástico. Fomos muito bem recebidos”, completou Marie-Valérie.

 

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade