PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Peregrinos aproveitam a Jornada Mundial da Juventude para rever o Papa

22 jul 2013 - 18h13
(atualizado às 18h23)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A peregrina Maria Alice Jardim diz já ter se encontrado com Francisco antes de ele ser anunciado Papa</p>
A peregrina Maria Alice Jardim diz já ter se encontrado com Francisco antes de ele ser anunciado Papa
Foto: Diogo Alcântara / Terra

Se para muito peregrinos a visita do papa Francisco é uma oportunidade de ver o Pontífice pela primeira vez de perto, para outros fiéis a chegada ao Rio de Janeiro representa um reencontro. Seja no Brasil ou no Vaticano, parte dos católicos que ocuparam as ruas do centro do Rio na expectativa do giro que o líder religioso fez pelo centro da cidade já o viram pelo menos uma vez.

Maria Alice Jardim é veterana quando o assunto é experiência com papas. Ela já viu João Paulo II, Bento XVI e diz já ter estado frente a frente com Francisco. "Foi no primeiro encontro dele com bispos e cardeais. Abriram 200 convites e recebi um deles", conta. "Foi uma emoção sem fim."

Revista Time chama Francisco de o "Papa do Povo":

A paulistana Samantha Aride também viu o papa emérito Bento XVI, quando ele esteve em Aparecida. Ela compara a emoção de ver o Pontífice ao de um filho que encontra o pai.

"Você pode imaginar o Papa como um pai da Igreja Católica. Então, a emoção de vê-lo pessoalmente é diferente da de falar ao telefone, por exemplo", diz a fiel, que tirou uma semana de férias para acompanhar a programação da Jornada Mundial da Juventude.

Roberta Bueno participou da última edição do evento, em Madri. Ela conta que as atividades reúnem fiéis e garante que mesmo os céticos que participam voltam transformados.

Papa Francisco no Brasil

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

&amp;lt;a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-francisco-numeros-visita/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-francisco-numeros-visita/"&amp;gt;Os n&uacute;meros da visita do Papa ao Brasil&amp;lt;/a&amp;gt;

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade