PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Para fiéis da JMJ, comércio prepara um arsenal de produtos de fé

20 jul 2013 - 17h19
(atualizado às 17h33)
Compartilhar
Exibir comentários
A procura por produtos alusivos à jornada tem sido grande, em especial bonés, camisetas, CDs e DVDs de música católica, além de adereços religiosos, como medalhas, terços e imagens de santos e também roupas esportivas
A procura por produtos alusivos à jornada tem sido grande, em especial bonés, camisetas, CDs e DVDs de música católica, além de adereços religiosos, como medalhas, terços e imagens de santos e também roupas esportivas
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

Rosários, ímas de geladeira, bottons com a foto do papa Francisco, camisetas e até bandeiras da Argentina. Na barraca da vendedora ambulante Maria do Carmo Bezerra, 46 anos, o arsenal para atender aos instintos consumistas durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é variado.

Papa Francisco vem ao Brasil pela primeira vez; veja agenda

De acordo com Maria do Carmo, o estoque de produtos religiosos começou a ser feito há dois meses. Ela investiu cerca de R$ 1.000 na compra dos artigos, e espera faturar mais que o dobro.

"Sei que os peregrinos sempre acabam querendo ter uma lembrancinha do evento, até mesmo quem mora aqui", disse à AFP.

Na região de comércio popular do centro do Rio de Janeiro, o rosto do papa argentino que chegará na próxima segunda-feira ao Brasil está em toda parte. Símbolos do catolicismo também estão onipresentes em lojas e camelôs.

"Ele é muito simpático, coisa que o outro não era muito", conta Regiane Batista, 32, evangélica, também vendedora ambulante. Na barraca dela, um kit com um terço e uma oração de São Francisco de Assis sai por R$ 5,00. Para apaziguar os fiéis mais calorosos, um leque com a foto do Papa é vendido a R$ 10,00.

"É a Copa do Mundo da fé", brinca Luís Blumberg, dono de uma malharia que confecciona camisetas oficias da JMJ.

Para suprir a grande demanda, ele conta que há um ano organizou um esquema de pedidos via telefone. "Atendemos paróquias de todo o Brasil, de capitais a cidades do interior".

O empresário, que tem lojas no centro do Rio, acredita que durante o evento - de 23 a 28 de julho - as vendas devam ser ainda maiores. O quadro de funcionários da malharia aumentou 30%. "É um ciclo positivo para toda a economia", diz Blumberg. A organização da JMJ estima que dois milhões de pessoas cheguem à cidade para participar do encontro.

O comércio do Rio de Janeiro se prepara para um saldo positivo da JMJ. Estudo elaborado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) afirma que o evento deverá provocar um impacto de R$273,9 milhões no comércio varejista do estado.

De acordo com a CNC, o ramo supermercados deverá responder pela maior parcela das vendas decorrentes da JMJ (40,2% ou R$ 100,7 mi). Em seguida, se destacam os segmentos de combustíveis e lubrificantes (11,4% ou R$ 28,4 mi) e vestuário e calçados (10,5% ou R$ 26,4 mi).

O economista Fábio Bentes explica que o bom desempenho do setor de alimentos deve-se ao perfil do turista que vem à JMJ. "São jovens que em sua maioria não ficarão hospedados em hotéis e, por isso, precisam gastar mais com alimentação".

"Quem é fiel compra oficial" é o lema da organização do evento para a incentivar a compra dos produtos oficiais da Jornada. Para mostrar que o evento é, de fato, para a juventude, investiu-se até na venda on-line dos produtos oficiais.

Entre os artigos licenciados estão camisetas, sacolas reutilizáveis, mochilas e pulseiras que trazem a logomarca da JMJ. Tudo com um estilo jovial e moderno.

Segundo a assessoria de imprensa do evento, 10 pontos de vendas estarão espalhados por Copacabana e Guaratiba, onde ocorrerão a maior parte das atividades do encontro.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/">Game do Papa</a>

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade