PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Papa recebe boas-vindas de controlador de voo: 'Deus abençoe sua jornada'

A 516 quilômetros da costa brasileira, avião que trazia Francisco recebeu mensagem de controlador de voo da FAB

22 jul 2013 - 16h52
(atualizado às 16h58)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O papa Francisco foi recebido pela presidente Dilma Rousseff ao desembarcar na Base Aérea do Galeão</p>
O papa Francisco foi recebido pela presidente Dilma Rousseff ao desembarcar na Base Aérea do Galeão
Foto: AP

Horas antes de ser recepcionado pela presidente Dilma Rousseff e diversas autoridades brasileiras na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, o papa Francisco já havia recebido as boas-vindas ao País em meio ao voo da aeronave Airbus A330 da Alitalia. Às 11h56, quando o avião estava a 516 quilômetros da costa brasileira, o tenente Ricardo Antônio, controlador de voo, passou uma mensagem para a aeronave.

"Sua Santidade acaba de entrar na área sob a responsabilidade do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, que cobre 22 milhões de quilômetros quadrados. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo deseja boas-vindas para a aeronave que transporta o papa Francisco e sua delegação. Seja bem-vindo ao Brasil e para Jornada Mundial da Juventude de 2013. Deus abençoe a sua jornada", dizia a mensagem.

O texto foi lido em inglês, via rádio, e também pelo CPDLC, um sistema de transmissão que funciona como mensagem de texto de aparelhos celulares. "Os pilotos garantiram que ela chegou ao Papa", afirmou o militar.

Revista Time chama Francisco de o "Papa do Povo":

Apesar de diariamente se comunicar com aeronaves que cruzam o Atlântico, o tenente Ricardo Antônio disse ter ficado emocionado. "Eu fui voluntário para controlar esse voo. Eu me emociono porque é o Papa", disse o controlador, segundo a assessoria da Força Aérea Brasileira (FAB).

A 516 quilômetros da costa o avião ainda não estava em espaço aéreo brasileiro, mas naquela área já estava sob a jurisdição do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), do Recife (PE). Por força de tratados internacionais, o Brasil é responsável pelo controle de tráfego aéreo sobre o Atlântico até o meridiano 10° Oeste.  Na prática, a área de responsabilidade total do Brasil é de 22 milhões de quilômetros quadrados, quase três vezes a extensão continental do País (de 8,5 milhões de quilômetros quadrados).

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade