PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Papa pede que jovens se rebelem contra o 'curtir o momento'

Francisco criticou "cultura do provisório" e deu como exemplo o matrimônio

28 jul 2013 - 17h59
(atualizado às 18h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Papa pede aos jovens que sejam "revolucionários":

Em discurso de agradecimento aos voluntários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Papa Francisco criticou a "cultura do provisório" e incentivou os jovens a seguirem "contra a corrente" em favor de escolhas definitivas. O Pontífice deu como exemplo o matrimônio, e foi amplamente aplaudido.

"Peço que vocês sejam revolucionários, que vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem: que se rebelem contra esta cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade", afirmou. "Tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de ir contra a corrente", acrescentou o Pontífice.

O Papa criticou ainda o que chamou de "curtir o momento" e defendeu a preservação do matrimônio - rito fundamental na religião católica. "Há quem diga que hoje o casamento está fora de moda", observou. "Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é curtir o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida, fazer escolhas definitivas, para sempre, uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã", concluiu o Papa.

A mensagem foi realizada após o Pontífice fazer um agradecimento específico aos quase 60 voluntários que trabalharam na JMJ, uma das suas últimas atividades no País. "Com os sorrisos de cada um de vocês, com a gentileza, com a disponibilidade ao serviço, vocês provaram que há maior alegria em dar do que em receber", afirmou.

Segurança

No início da tarde, uma fila enorme de voluntários dava a volta no Riocentro, mas a demora na inspeção com detector de metais deixou vários de fora no momento da chegada do Papa. Para que eles não ficassem ausentes na cerimônia, liberaram os portões de uma vez só, e muitos chegaram ao mesmo tempo, de forma desordenada e sem passar pela segurança. 

Papa Francisco no Brasil

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 foi realizada entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, organizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. Esta edição da JMJ reuniu mais de 3 milhões de pessoas, entre elas peregrinos de 175 países. A JMJ 2013 marcou também a primeira visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano. A próxima edição do evento será realizada em 2016, em Cracóvia, na Polônia.

vc e o Papa

Você já conheceu o papa Francisco no Brasil? Esteve na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm" data-cke-440-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/">Game do Papa</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade