PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Papa inaugurará nesta quarta polo de atenção à saúde mental no Rio

23 jul 2013 - 16h47
(atualizado às 16h52)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Papa Francisco participará de inauguração de centro de amparo a dependentes químicos</p>
Papa Francisco participará de inauguração de centro de amparo a dependentes químicos
Foto: José Mauro Pimentel / Terra

Para ampliar o tratamento a dependentes de drogas e pessoas com transtornos mentais, será inaugurado na quarta-feira, com a presença do papa Francisco, o Polo de Atenção Integral à Saúde Mental, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. Vinculado à arquidiocese da cidade, o local vai oferecer 80 leitos para atendimentos, por até 30 dias, de casos graves.

A unidade custou R$ 2,5 milhões e foi construída com recursos da Conferência Episcopal Italiana. O polo de atenção entra em funcionamento daqui a cerca de um mês, com 40 leitos, e vai dobrar a capacidade de atendimento até o fim do ano. Foi criado para atender pacientes em crise psiquiátrica, vindos de comunidades terapêuticas e poderá atuar em parceria com projetos semelhantes de outras igrejas.

Segundo o diretor executivo do polo, Ítalo Marsili, dados do Ministério da Saúde mostram que o País tem cerca de dois milhões de pessoas dependentes de drogas como o crack, sendo que mais da metade está no Sudeste. No Estado do Rio, a estimativa dele é de que sejam cerca de 600 mil dependentes. No entanto, há um deficit na estrutura de tratamento.

Papa é recebido com flores por Dilma; veja chegada:

"A rede do Ministério da Saúde no Rio conta hoje com menos de 20 leitos espalhados por todos os hospitais. Então, você faz a conta e vê que não é suficiente", afirmou Marsili à imprensa, durante entrevista sobre o polo na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Além da carência de leitos, ele fala da dificuldade de adesão do paciente ao tratamento, em torno de 12%.

Para superar o problema, o superintendente do polo, frei Francisco Belotti, aposta no treinamento da equipe de médicos e enfermeiros em bases franciscanas. "Não, jamais (vamos obrigar pessoas a ir à missa). A nossa religiosidade é mais para os profissionais, no jeito de cuidar, de dar a medicação, de abordar, de entrar no quarto e acolher a família", explicou.

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

O polo de saúde mental funcionará no complexo do Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca. A instituição busca estabelecer convênios com a prefeitura por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Por enquanto, atenderá gratuitamente.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade