0

Papa Francisco critica cultura atual, que 'esconde a solidariedade'

27 jul 2013
11h06
atualizado às 11h11
  • separator
  • 0
  • comentários

Durante a homilia na missa celebrada na Catedral Metropolitana do Rio, para bispos, padres e seminaristas, o papa Francisco atacou duramente o modelo econômico capitalista. "É um modelo que deixa de fora o velho, o que está abandonado na rua. Parece que o homem só pode se guiar pela eficiência e pelo pragmatismo", afirmou, dizendo que os religiosos não podem ter medo de ir contra essa corrente. "Essa cultura atual está escondendo a solidariedade", disse o Papa.

Papa Francisco durante a homilia na missa para membros da Igreja Católica
Papa Francisco durante a homilia na missa para membros da Igreja Católica
Foto: Terra TV / Reprodução

Mais de uma vez, o Pontífice disse aos bispos, padres e futuros sacerdotes que eles precisam não apenas abrir as portas de suas igrejas e paróquia, "mas sair ao encontro de irmãos e irmãs que estão na periferia. Não se pode ficar fechado na igreja enquanto tanta gente precisa do evangelho". "Temos que começar pela periferia, pelos que estão fora da igreja", afirmou.

O Papa Francisco também citou Madre Teresa de Calcutá. "Ela disse que Cristo pede que estejamos sempre a serviço dos pobres, nas favelas. É aí que há que se buscar servir a Cristo", disse. Sobre o apoio aos jovens, o Pontífice afirmou que é preciso escutar a juventude com paciência. "É preciso saber perder tempo com os jovens. Semear cansa muito, mas desta forma se aproveita mais a colheita."

Por fim, o Papa pediu aos padres que mantenham sempre a fidelidade a Cristo. "Um padre não pode perder nunca a memória do seu primeiro chamado, de sua vocação. Não podemos nos isolar. Temos que abraçar e reconhecer sempre Cristo nos mais necessitados", afirmou Francisco.

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o Papa
Você já conheceu o Papa Francisco no Brasil? Está na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou esteve em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade