PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Papa afina discurso e jovens rezam em Copacabana na abertura da JMJ

23 jul 2013 - 06h30
(atualizado às 06h30)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Papa acena para o público na chegada ao Rio, na Base Aérea do Galeão</p>
Papa acena para o público na chegada ao Rio, na Base Aérea do Galeão
Foto: Shana Reis / Divulgação

Hoje é dia de descanso para o papa Francisco, mas cheio de atividades para os peregrinos, que no fim desta terça-feira vão se reunir em Copacabana para a missa oficial de abertura da Jornada Mundial da Juventude, em Copacabana, na zona sul. Celebrada pelo arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, a cerimônia deve receber cerca de 500 mil peregrinos. Empresas e repartições públicas entrarão em feriado a partir das 16h. Copacabana, no entanto, vai fechar mais cedo, já que a partir das 15h começam os shows no palco principal com músicos e DJs católicos entretendo os peregrinos.

Para quem não for à missa, são várias as opções pela cidade. Hoje também começa o Festival da Juventude, com artistas brasileiros e de vários países espalhados em vários pontos da cidade, além da Expo-Católica, feira de produtos religiosos no Riocentro, zona este da cidade, e da Feira Vocacional, que acontece na Quinta da Boa Vista e aproveita a oportunidade do evento para tentar fazer com que os jovens possam descobrir sua vocação em mais de 130 stands de congregações, locais para celebração de missas e confessionários.

O papa Francisco vai passar o dia recolhido na residência oficial da Arquidiciocese do Rio, no Sumaré, depois da segunda-feira agitada que teve na chegada ao Rio de Janeiro – quando deu mostras de que está pouco preocupado com protocolos, seguranças e blindagens. O que o papa Francisco busca é estar perto dos jovens. “Cristo 'bota fé' nos jovens e confia-lhes o futuro de sua própria casa: 'Ide e fazei discípulos'”, disse Francisco no discurso na cerimônia oficial. “A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo e, por isso, nos impõe grandes desafios”, afirmou.

E para estar perto do povo, o Papa quer saber o que o povo quer. E reclusão não é o que Francisco gosta, tanto que, no Vaticano, preferiu ficar na residência Santa Marta em vez de morar na residência papal, para não ficar tão isolado como seu antecessor, Bento XVI. Ele vai aproveitar o dia para afinar seus discursos, sempre em português, com os desejos de uma juventude que saiu às ruas no mês passado para protestar e que deu ao Rio de Janeiro um ar de esperança.

As freiras que cuidam da casa do Sumaré vão encher o Papa de pão de queijo bem brasileiro, de doce de leite bem mineiro (para tentar fazer o Papa esquecer o famoso doce argentino), e, para almoçar, um “asado argentino” bem ao gosto do Pontífice, que pode até se arriscar na cozinha, já que ele mesmo se encarregava de preparar suas refeições quando era cardeal em Buenos Aires. Mas, antes disso, o papa Francisco celebra uma missa matinal junto com sua comitiva. Quando se trata do líder da Igreja Católica, qualquer previsão pode virar uma boa surpresa. E até uma passadinha no Cristo Redentor não está fora da agenda vazia de terça-feira. 

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade