PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Paes: Papa pediu que investimento em Guaratiba virasse legado da JMJ

Eduardo Paes anunciou que a área será desapropriada para abrigar um loteamento. As moradias serão construídas pelo Minha Casa, Minha Vida

28 jul 2013 - 17h10
(atualizado às 17h13)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A transferência dos equipamentos do Campus Fidei para Copacabana começou a ser feita na quinta-feira</p>
A transferência dos equipamentos do Campus Fidei para Copacabana começou a ser feita na quinta-feira
Foto: Mauricio Tonetto / Terra

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse neste domingo que a construção de um loteamento popular onde foi montado o Campo da Fé (Campus Fidei), em Guaratiba, atende a um pedido do papa Francisco. De acordo com ele, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, sugeriu que a área fosse desapropriada pela prefeitura para que ficasse como um legado da visita do Pontífice à cidade.

"Dom Orani disse que ali foi feito um investimento muito grande pela Igreja que, infelizmente, não pode ser utilizado. Ele levou a questão ao papa Francisco e o papa demonstrou que ficaria feliz de ver aquele grande investimento feito pela Igreja em legado para a cidade", disse o prefeito. As celebrações que aconteceriam em Guaratiba foram transferidas para Copacabana, já que a chuva deixou o Campo da Fé alagado.

Eduardo Paes afirmou que o local vai ser desapropriado por via judicial, para que a Justiça faça a avaliação do terreno, desconsiderando o investimento feito pela Igreja, que será "uma doação para a população carioca".

Entenda porque evento no Campo da Fé foi cancelado:

"Vamos fazer uma espécie de concurso com o Instituto dos Arquitetos do Brasil, para que ali possa ser desenvolvido um bairro. É uma área muito grande, vamos trabalhar com o Minha Casa, Minha Vida, fazer a infraestrutura necessária. É uma região da cidade que tem muita habitação precária, como o Jardim Maravilha, que é em área alagada, a comunidade de Piraquê, que fica em beira de rio. Não faltam situações para serem melhoradas ali em Guaratiba e Sepetiba".

Eduardo Paes confirmou que o papa Francisco disse que pretende voltar ao Brasil. "Esperamos que seja para visitar o bairro Campo da Fé do Papa Francisco".

Quanto às celebrações que aconteceram em Copacabana, o prefeito afirmou que o evento foi "a maior invasão turística da história da cidade" e pediu calma e tranquilidade para os deslocamentos até amanhã. Ele lembrou que foi decretado feriado até o meio-dia de asegunda-feira, para facilitar o esvaziamento da cidade.

"Nós trazemos o agradecimento aos jovens e ao Papa, que trouxeram alegria para a cidade. Tivemos a maior celebração da história da cidade, com o maior número de pessoas e por mais tempo. Agradecimento também aos cariocas que receberam muito bem os visitantes, especialmente aos moradores de Copacabana".

&amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm&amp;quot; data-cke-658-href=&amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm&amp;quot;&amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;aacute;fico&amp;lt;/a&amp;gt;

Papa Francisco no Brasil

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 foi realizada entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, organizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. Esta edição da JMJ reuniu mais de 3 milhões de pessoas, entre elas peregrinos de 175 países. A JMJ 2013 marcou também a primeira visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano. A próxima edição do evento será realizada em 2016, em Cracóvia, na Polônia.

vc e o Papa

Você já conheceu o papa Francisco no Brasil? Esteve na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

&amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/&amp;amp;quot; href=&amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/&amp;amp;quot;&amp;amp;amp;gt;Game do Papa&amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;gt;
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade