1 evento ao vivo

Paes admite erros e brinca que Papa é 'criador de engarrafamentos'

Prefeito do Rio de Janeiro afirmou que trabalha para que Francisco não enfrente novos problemas de trânsito na cidade

24 jul 2013
17h56
atualizado às 17h56
  • separator
  • comentários

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), garantiu que a prefeitura está trabalhando para evitar que o papa Francisco volte a ter problemas com o trânsito nos próximos quatro dias em que estará na cidade, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). "O Papa é um criador de engarrafamentos", brincou Paes, em referência ao fato de o Pontífice gostar de estar perto das pessoas e ser um desafio para a segurança.

<p>Carro que levava o Papa ficou preso em congestionamento na segunda-feira</p>
Carro que levava o Papa ficou preso em congestionamento na segunda-feira
Foto: Terra

Paes assumiu e dividiu a culpa do problema na avenida Presidente Cargas, na segunda-feira, com o governo federal. "As falhas aconteceram, mas graças a Deus o Papa não passou risco real", disse Paes, duvidando que isso pudesse acontecer em algum outro país. "O povo da cidade provou que sabe tratar o Papa e até o protegeu", disse. Eduardo Paes revelou trecho de sua conversa segunda-feira com o para Francisco, que disse ao prefeito que "seu maior pecado é não seguir as regras de segurança", disse.

Paes admitiu também falhas na saída dos peregrinos da missa de abertura da Jornada, em Copacabana, na terça-feira. Principalmente para quem foi até Coelho Neto e teve que pegar ônibus até a zona oeste. "Deveríamos ter previsto isso, falhamos e estamos trabalhando para que isso não aconteça mais", afirmou. Sobre a atitude de motoristas de ônibus que se negaram a pegar passageiros e peregrinos na avenida Brasil na noite de ontem, o prefeito disse que vai multar os consórcios.

A partir de quinta-feira e até segunda-feira ao meio-dia, o Rio de Janeiro vai viver um grande feriadão, e por isso Paes acredita que a visita ao Papa à Tijuca vai ser o último grande transtorno da população com a visita de Francisco. "É o ultimo evento do Papa circulando pela cidade sem feriado ou sem fim de semana", disse. Paes não citou, porém, que dos sete dias previstos para a estada do Papa no Brasil, apenas um não teve a presença do Pontífice nas ruas, na terça-feira, quando ele passou o dia descansando no Sumaré.

Papa é recebido com flores por Dilma; veja chegada

Transtorno maior terão os moradores de Copacabana. A avenida Atlântica vai fechar a partir da meia-noite desta quinta-feira e só reabre às 4h de sábado. Às 12h, a circulação de carros será interrompida e, a partir das 14h, a de táxis e ônibus também, até que todo o público que vai à Benção de amanhã ou à Via Sacra de sexta-feira saia do bairro. Só será possível chegar de ônibus até a enseada de Botafogo e Ipanema, e daí seguir caminhando até o local da missa. O prefeito lembrou que peregrinos e cariocas só vão poder usar o metrô se comprarem os bilhetes especiais disponíveis.

Para a saída, tanto de Copacabana ou de Guaratiba, Metrô e Supervia vão funcionar 24 horas até segunda-feira. "Não temos ideia de quantos ônibus de turismo ainda podem chegar à cidade nos próximos dias", disse Paes, que estima que o público da missa final, domingo, em Guaratiba, ultrapasse 1,5 milhão de pessoas, o que pode extrapolar o cálculo feito pela prefeitura de que as pessoas vão levar cerca de 10 horas para deixar o Campus Fidei totalmente livre.

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade