3 eventos ao vivo

Operadoras vão transferir equipamentos de telefonia móvel para Copacabana

Mesmo com a estrutura reforçada, pode haver dificuldade de comunicações em Copacabana

25 jul 2013
21h14
atualizado às 21h17
  • separator
  • comentários

Por causa da mudança do local onde ocorrerão a Vigília e a Missa de Envio da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), anunciada nesta quinta-feira, as operadoras de telefonia móvel vão transferir os equipamentos que tinham sido instalados no Campus Fidei (Campo da Fé), em Guaratiba, para Copacabana.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/" data-cke-611-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/">Game do Papa</a>

Por ser um local desabitado, onde não há rede de telefonia móvel, o Campo da Fé tinha recebido uma estrutura nova de telecomunicações, com 18 antenas e 10 miniestações rádio-base temporárias, com serviços de rede móvel 2G, 3G e 4G, além de pontos de acesso sem fio. Com a transferência do local do evento, todo o equipamento será deslocado para Copacabana, que já tinha recebido reforço de infraestrutura com antenas temporárias.

Mesmo com a estrutura reforçada, pode haver dificuldade de comunicações em Copacabana, por causa da grande concentração de pessoas, disse o diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy.

"Na hora em que o Papa fizer alguma oração ou uma consagração, obviamente neste momento, muita gente vai tirar fotografia e vai tentar instantaneamente enviar. As pessoas vão conseguir transmitir suas fotografias, porque o sistema está reforçado. Mas uns vão conseguir em um momento, outros alguns minutos depois", explicou Levy à Agência Brasil.

A instalação dos equipamentos em Copacabana precisa de autorização da prefeitura do Rio de Janeiro, o que, na avaliação de Levy, deve ocorrer rapidamente. "Não podemos fazer nada sem ter uma autorização formal, mas é diferente do dia a dia, tanto pela emergência do que aconteceu como por ser provisório."

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que está fiscalizando a utilização do espectro e o sinal das prestadoras de telefonia móvel durante o evento. A agência afirmou que também estará presente nos centros de gerência de rede das operadoras para acompanhar o desempenho e tratamento das ocorrências nas redes nestes locais.

Levy disse que, até o momento, as operadoras de telefonia móvel não relataram problemas de comunicações durante a Jornada Mundial da Juventude.

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o Papa
Você já conheceu o Papa Francisco no Brasil? Está na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou esteve em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Agência Brasil Agência Brasil

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade