PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Ônibus argentino é barrado na fronteira por falta de banheiro

22 jul 2013 - 13h11
(atualizado às 13h16)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Peregrinos chegam de vários pontos do Brasil e do mundo para a JMJ 2013</p>
Peregrinos chegam de vários pontos do Brasil e do mundo para a JMJ 2013
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Um ônibus argentino que levava peregrinos para ver o Papa Francisco no Rio de Janeiro foi impedido de entrar no Brasil por falta de banheiro. De acordo com a legislação, para viagem acima de quatro horas é preciso que o coletivo disponibilize banheiros para os passageiros.

Uma fonte do Comitê Organizador informou ao Terra que este foi apenas um dos problemas enfrentados pelos peregrinos no caminho para a Jornada Mundial da Juventude. De acordo com a assessoria da Policia Rodoviária Federal, foram 52 ônibus impedidos de chegar ao Rio desde o sábado, quando começou a operação nas estradas, sendo 38 deles brasileiros. A assessoria, porém, ainda não soube detalhar caso a caso e nem a origem dos ônibus estrangeiros, mas confirmou que a maioria veio da argentina.

Falta de banheiro ou de condições de higiene são dois aspectos de vários observados pelos agentes de PRF para multar ou mandar voltar ônibus que tentam chegar ao Rio. A operação começa na fronteira e tem barreiras nas divisas de cada Estado. Até a manhã desta segunda-feira, 4.960 ônibus haviam sido fiscalizados e 1.570 multados por falta de documentação obrigatória.

Da noite de domingo até a manhã de hoje, cerca de 500 ônibus já chegaram aos pontos de apoio nas estradas e foram adesivados como transporte de peregrinos. Pela Dutra, foram liberadas 353 viaturas, 62 pela BR-040 e 55 pela BR-101 vindos do norte do Rio de Janeiro.

Papa Francisco no Brasil

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Game do Papa&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade