PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

'Não concedo entrevistas, é muito cansativo', diz papa Francisco

22 jul 2013 - 17h52
(atualizado às 18h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente Dilma Rousseff caminha ao lado do papa Francisco em seu desembarque, no aeroporto internacional do Rio de Janeiro
Presidente Dilma Rousseff caminha ao lado do papa Francisco em seu desembarque, no aeroporto internacional do Rio de Janeiro
Foto: Daniel Ramalho / Terra

O papa Francisco afirmou nesta segunda-feira que não concede entrevistas, porque é "muito cansativo", mas se mostrou encantado em saudar um por um os 70 jornalistas que lhe acompanharam no avião que o levou de Roma ao Rio de Janeiro. "Não dou entrevistas, porque... não sei..., não posso. É assim para mim. É cansativo fazê-lo", declarou Francisco durante o encontro com os jornalistas no avião, que se prolongou durante mais de uma hora.

Francisco explicou que o que o traz ao Rio de Janeiro é encontrar-se com a juventude e, em um curto discurso, denunciou os estragos que a crise econômica está causando nos jovens, que não encontram trabalho, e também ressaltou a importância dos idosos na sociedade, que, segundo ele, têm a sabedoria da vida. Depois, cumprimentou os jornalistas um por um, interessando-se por seus trabalhos e prestando atenção ao que lhe contavam.

Revista Time chama Francisco de o "Papa do Povo":

Em nome dos 70 ali presentes, a mexicana Valentina Alazraki, correspondente da Televisa, a mais veterana do grupo, agradeceu ao Papa o encontro. "Sabemos que nós jornalistas não somos precisamente santos de sua devoção e talvez tenha pensado que o padre Lombardi (Federico Lombardi, o porta-voz) lhe trouxe à jaula dos leões, mas a verdade é que não somos tão ferozes e agradecemos por termos sido seus companheiros de viagem", declarou Valentina.

Em nome de todos os jornalistas presentes, Valentina ainda presenteou o Papa com uma imagem peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe, "não por ser rainha do México, mas padroeira da América".

Francisco, rindo, respondeu que tinha escutado "coisas estranhas sobre leões e santos que não são da minha devoção...". Depois de falar com todos os jornalistas, sempre no mesmo ambiente de cordialidade, disse: "me sinto como o profeta Daniel, vi os leões, mas não eram tão ferozes".

 

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade