0

Ministros acertam detalhes do esquema de segurança da JMJ

17 jul 2013
15h11
atualizado às 15h15
  • separator
  • comentários

Os ministros José Eduardo Cardozo, da Justiça, e Celso Amorim, da Defesa, acertam, na tarde desta quarta-feira, com o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, os detalhes do esquema de segurança durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que começa na próxima semana e terá a presença do Papa Francisco.

<p>Peregrinos já começaram a chegar ao Estado do Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude</p>
Peregrinos já começaram a chegar ao Estado do Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude
Foto: Divulgação

Segundo o governador Sérgio Cabral, a reunião desta tarde é para acertar medidas que garantam a segurança dos milhares de peregrinos e voluntários esperados para a jornada. "Uma reunião puramente técnica, de checagem de informações, às vésperas dos grandes eventos", disse o governador, que inaugurou hoje a Casa do Trabalhador da Unidade de Polícia Pacificadora de Manguinhos, na zona norte do Rio.

 

 

No local, haverá cursos de qualificação, como os de cuidador de idosos, auxiliar de cozinha e estética básica, além de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Um balcão de empregos encaminhará os jovens formados para ocupar as vagas abertas no mercado de trabalho. Com capacidade para atender a 800 pessoas por dia, a Casa do Trabalhador ocupa a sede de uma antiga fábrica na avenida Dom Hélder Câmara.

A Jornada Mundial da Juventude é o primeiro compromisso do Papa Francisco no exterior, desde sua eleição para o pontificado, em março deste ano. Ele chega ao Rio na segunda-feira (22) e terá compromissos até domingo. 

 

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do Papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Agência Brasil Agência Brasil
  • separator
  • comentários
publicidade