PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Jovens brasilienses e estrangeiros preparam-se para a jornada

20 jul 2013 - 18h12
(atualizado às 18h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Arquidiocese de Brasília preparou show na despedida de peregrinos que participarão da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Na foto, as peruanas, Paula Camara, Margarita Verastegui e Diana Ruiz
Arquidiocese de Brasília preparou show na despedida de peregrinos que participarão da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Na foto, as peruanas, Paula Camara, Margarita Verastegui e Diana Ruiz
Foto: Agência Brasil

A maioria dos brasilienses que irá participar da Jornada Mundial da Juventude começa a deixar a capital rumo ao Rio de Janeiro amanhã (21). Espera-se que cerca de 5 mil pessoas de Brasília prestigiem o evento, que começa na próxima terça-feira (23) e vai até o domingo seguinte (28). Seiscentos brasilienses voluntários já partiram de ônibus para a capital carioca ontem (19). Hoje (20), espera-se que 2 mil pessoas se reúnam na Universidade Católica de Brasília para encerrar as atividades da Semana Missionária, evento pré-jornada, com uma missa, do arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, às 18h. Antes da missa, seis bandas católicas estão se apresentando no local. Na área externa do ginásio onde ocorrerá o evento estão montadas barracas para a venda de livros, CDs, santinhos, medalhas camisetas e imagens religiosas

Ao longo desta semana, brasileiros e 295 estrangeiros - entre venezuelanos, mexicanos, peruanos, chilenos, colombianos, franceses e australianos - participaram de vigílias, orações, missas e ações solidárias no Distrito Federal e no entorno. Os participantes que não moram em Brasília e também os estrangeiros ficaram hospedados em casas de famílias. O objetivo foi fazer com que os jovens neste período pré-jornada tivessem uma vivência cultural da cidade.

Para os participantes, a expectativa de ver o papa Francisco é grande. Três jovens peruanas viajaram quase 5 mil de quilômetros para a jornada, saindo da capital peruana. "Estamos emocionadas para vê-lo [o papa]. Isso só pode ter sido um presente de Deus", disse Diana Ruíz, 18 anos, acompanhada de outros 24 jovens do Peru e dois representantes de igrejas peruanas.

Bruna Espíndola, 17 anos, só conseguiu passagens ao Rio de Janeiro para a próxima sexta-feira (26) e lamenta perder o início do evento. Segundo ela, o grupo jovem da igreja que frequenta há cerca de três anos organizou rifas, bazares e cafés da manhã para custear a viagem, que ainda não está quitada.

"Ver o papa vai ser um sonho realizado, mas eu também estou indo à jornada para encontrar pessoas que estão buscando uma vocação e com diferentes testemunhos de fé", explicou a jovem.

"É muito bom ver a alegria e a animação de desses jovens, que são o futuro da sociedade e da humanidade. Por meio deles, sabemos que teremos famílias e relacionamentos melhores", disse o coordenador de comunicação da arquidiocese de Brasília, padre José Emerson Cabral. Todos os eventos da Semana Missionária em Brasília foram custeados pela arquidiocese e por paróquias da cidade.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/">Game do Papa</a>

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade