PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Jornada deve gerar recorde de passageiros em aeroportos do RJ

Previsão da Infraero é 100 mil passageiros circulem pelos aeroportos do Galeão e Santos Dumont após o encerramento

16 jul 2013 - 12h12
(atualizado às 12h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Peregrinos na Fun Zone do terminal 1 do aeroporto do Galeão, área destinada à recepção dos que chegam para a JMJ
Peregrinos na Fun Zone do terminal 1 do aeroporto do Galeão, área destinada à recepção dos que chegam para a JMJ
Foto: André Naddeo / Terra

A realização da Jornada Mundial da Juventude, que tem início na próxima semana (de 23 a 28 de julho), deve gerar um recorde inédito de movimentação nos dois aeroportos do Rio de Janeiro - Galeão (internacional) e Santos Dumont (voos domésticos). De acordo com o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, “não será surpresa se na segunda-feira tivermos 100 mil passageiros circulando, entre embarque e desembarque". 

“Isso seria inédito”, reforçou Do Vale. Ele esteve presente no evento que marcou a inauguração oficial da Fun Zone da Jornada Mundial da Juventude, área destinada para a recepção dos peregrinos, principalmente de fora do País, que chegam ao aeroporto do Galeão, no terminal 1. A segunda-feira citada pelo presidente da Infraero é um dia após o encerramento do megaevento religioso, que deve reunir cerca de 2 milhões de fiéis no Rio de Janeiro.

Para efeito de comparação, na mesma segunda-feira, só que após a vitória sobre a Espanha por 3 a 0, que deu o título à Seleção Brasileira da Copa das Confederações, no Maracanã, 80 mil pessoas circularam no Galeão (48 mil passageiros) e Santos Dumont (32 mil usuários). 

Ainda de acordo com o presidente da Infraero, a JMJ trouxe um aumento de expectativa de passageiro na casa dos 60%, e um acréscimo de efetivo na ordem de 30%. “Trouxemos gente de Recife, Fortaleza, Salvador, dentre outras cidades”, explicou.

Ponto de encontro de fiéis

A Fun Zone inaugurada nesta terça-feira (16), mas em funcionamento desde ontem, é uma área de convivência e aguardo de transporte similar aos já formatados para eventos como a Conferência da Nações Unidas, no ano passado, a Rio +20, e o Rock in Rio. 

“Aqui temos uma organização e condições de fazer com que os jovens fiquem no aeroporto sem prejudicar o funcionamento do Galeão”, destacou o secretário nacional de Aviação Civil, ministro Moreira Franco. “Minha preocupação é garantir o dia a dia com qualidade de serviço adequado”, complementou. 

Igreja comenta sobre agenda do Papa no Brasil:

No espaço no terminal 1 do aeroporto internacional, os peregrinos que chegam para a JMJ dispõem de bancos, poltronas, videogame, setor de informações e uma lanchonete. O funcionamento do local é 24 horas. Voluntários fazem revezamento para dar o suporte a quem vem ao Rio de Janeiro pela primeira vez. 

Na primeira noite de funcionamento do esquema, fiéis que chegaram tarde ao Rio preferiram dormir na área, que não oferece conforto, a se arriscar a sair da zona norte da cidade, onde fica localizado o aeroporto. O primeiro ônibus da organização para levar os peregrinos aos pontos de hospedagem sai do Galeão às 6h30. 

“Eles vêm preparados para a vigília, e já estão acostumados a dormir sem muito conforto, com sacos de dormir, esse é o espírito. Temos é que dar todo o suporte de informações”, reforçou o ministro Moreira Franco. 

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade