PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Igreja é multada por desmatar árvores em Niterói para missa durante JMJ

16 jul 2013 - 19h38
(atualizado em 17/7/2013 às 15h03)
Compartilhar
Exibir comentários

A prefeitura de Niterói autuou e multou a Igreja Católica pelo desmatamento de cerca de 334 árvores numa área do bairro de Itaipu, na região Oceânica da cidade. O terreno é de propriedade da própria Igreja, que derrubou a vegetação sem qualquer autorização dos órgãos municipais. O objetivo era abrir espaço para a realização de uma missa para que peregrinos celebrem uma missa durante a Jornada Mundial da Juventude, quando o Papa Francisco virá ao Rio de Janeiro. A área terá que começar a ser replantada em até 60 dias.

saiba mais

O secretário de Meio Ambiente de Niterói, Daniel Marques, informou que pediu o valor máximo da multa a ser aplicada, que pode ultrapassar os R$ 20 mil. Ele criticou a atitude da Igreja e informou que a restinga da praia de Itaipu, zona de influência do local, também terá que ser recuperada. “A Igreja tem que ter uma conduta educativa. É uma ação que não condiz com os valores que ela prega”, afirmou o secretário.

Segundo Marques, as árvores derrubadas não fazem parte da Mata Atlântica e, tampouco, são centenárias. Ele explicou ainda que nada impede que a missa seja realizada, mas que um advogado da Igreja já assinou um termo de conduta para recuperar a área desmatada. O secretário observou ainda que a Igreja poderia até mesmo ter derrubado as árvores em seu terreno, desde que mediante autorização da secretaria, se houvesse condições para que isso fosse feito.

“A recuperação dessa área não é simples. Tem que haver um acompanhamento permanente, e as mudas não têm um custo simples”, comentou.

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Colaborou com esta notícia a internauta Cecília Ana Corte Wentzcovitch, de Porto Seguro (BA), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade