PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

'Estilista' do Papa em Varginha: 'ele foi escolhido no momento certo'

Dona Maria Laura Farias cuidou dos bordados dos paramentos do pontífice na visita desta quinta-feira a comunidade, em Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro

25 jul 2013 - 08h38
(atualizado às 08h38)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Dona Maria Laura Faria&nbsp;foi quem cuidou dos bordados dos paramentos do novo l&iacute;der da Igreja Cat&oacute;lica em sua visita &agrave; favela de Manguinhos</p>
Dona Maria Laura Faria foi quem cuidou dos bordados dos paramentos do novo líder da Igreja Católica em sua visita à favela de Manguinhos
Foto: Marcelo Pinta / Especial para Terra

Dentre a agitação que marca a manhã desta quinta-feira na comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro, para a visita do papa Francisco, uma senhora chama a atenção em frente à igreja São Jerônimo Emiliani. O local é o primeiro ponto de parada do pontífice em seu quarto dia de visita ao Brasil dentro do cronograma da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013.

Dona Maria Laura Faria, bordadeira de profissão, mas que se considera "uma estilista religiosa”, foi quem cuidou dos bordados dos paramentos do novo líder da Igreja Católica, nesta sua primeira visita a uma favela brasileira. Sem conseguir dormir normalmente esta noite por estar muito ansiosa para vê-lo, ela conta que o Papa é um homem iluminado. "Ele foi escolhido no momento certo. Ele é o nosso elo com Deus", comentou.

A bordadeira conta que foi a responsável por bordar a toalha que cobrirá o altar da igreja. “Além disso, cuidei do paramento dele. A comunidade vai oferecer um brasão do Papa, com a estrela símbolo de Nossa Senhora, junto com a flor de nardo, que é o símbolo de São José”. Ela diz que esta é a terceira vez que tem oportunidade de cuidar dos paramentos de um pontífice. “Fiz também nas visitas do papa João Paulo II e do Bento XVI”, revela. “O papa é o ‘vice-Cristo’, me sinto muito orgulhosa de participar deste momento”, completou.

Segurança reforçada

Desde as 6h30 desta quinta-feira, horário em que a reportagem do Terra chegou à comunidade de Varginha, é bastante forte a movimentação das forças de segurança para a visita do pontífice. Homens da Polícia Federal fecharam a entrada em frente a estação de trem de Manguinhos – somente voluntários, padres e jornalistas credenciados têm acesso ao local.

Um cordão de isolamento foi montado ao longo de toda a via, desde a igreja São Jerônimo Emiliani por dentro da favela até o campo de futebol, a cerca de 150 metros, onde um palco foi montado para o Papa proferir algumas palavras para os moradores – antes disso, ele participa de uma oração na capela da igreja.

Depois, o papa Francisco seguirá caminhando pela comunidade e entrará na casa de um morador de Varginha, cuja identidade é mantida em segredo. Homens da PF vasculham casas em procedimento de segurança usando cães farejadores. O clima é de tranquilidade da região, e o frio e chuva, mais uma vez presentes, não assustam os fiéis que já começam a se aglomerar em frente ao bloqueio na tentativa de ver de perto o Papa.

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

saiba mais

 

vc e o Papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade