PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Em viagem para ver o Papa, argentinos são recebidos com 'salchipão' no RS

Cerca de 1 mil jovens de diversos países devem passar por Porto Alegre até o sábado

16 jul 2013 - 12h37
(atualizado às 13h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Na chegada o grupo tirou a foto oficial do grupo em Porto Alegre
Na chegada o grupo tirou a foto oficial do grupo em Porto Alegre
Foto: Daniel Favero / Terra

Cerca de 1 mil jovens, de diversos países, devem passar pelo Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre, antes de seguir para o Rio de Janeiro onde participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Na manhã desta terça-feira, um grupo de 84 pessoas vindas da Argentina recebeu as boas vindas em solo gaúcho com muito 'salchipão' (pão com salsichão), onde devem ficar até o sábado, quando seguem viagem para o Rio.

Foram mais de 23 horas de ônibus desde a cidade de Pilar, que fica próxima de Buenos Aires, que não tiraram o ânimo do grupo. Eles foram recebidos com muita alegria pelas Equipes Nossa Senhor e Nossa Senhora, que reúnem voluntários ligados à igreja, para receberem os grupos de países como Equador, Colômbia, Bolívia, Argentina e França.

"A ideia é aproximá-los um pouco da cultura local", afirma Fabrício Coutinho, que acompanhado da esposa, Adriana Bilo Coutinho, recebe os jovens que chegam ao Santuário a todo o momento.

O trabalho de organização para a recepção dos grupos começou há pouco mais de um mês, quando foi arranjada toda a logística e alimentação para os jovens. Durante uma semana eles ficarão hospedados nas casas de voluntários e participam de várias atividades preparatórias com a realização de missas e trabalhos voluntários.

Jovens reunidos em frente a igreja em Porto Alegre
Jovens reunidos em frente a igreja em Porto Alegre
Foto: Daniel Favero / Terra

"Em 2011 eu fui a Madri (Espanha) para participar da jornada de lá", conta Santiago Dias Lourenzo, 18 anos, torcedor do Boca Juniors, "gosto muito quando eles vem aqui para ganhar", brinca. Segundo ele, os jovens respeitam a proximidade que ele tem com a igreja, mas acredita que a juventude, de uma forma geral, deveria usar a energia para se aproximar de Deus.

"A juventude sempre esta buscando alguma coisa, Deus ou outras coisas, sempre tem o desejo de fazer alguma coisa, o importante é que nunca perca essa força", dizia o jovem que ficará hospedado na casa de um voluntário da igreja.

Quem acompanha esse grupo de jovens é o padre Federico Dudas, que se disse muito surpreso pela escolha de um papa argentino, ainda mais com o histórico de proximidade com a população. "Foi uma grande surpresa, é alguém que fez muito pelo povo", afirmou, dizendo que a participação dos jovens na JMJ, é uma forma de testemunhar "Cristo vivo".

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade