PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Em Aparecida, Papa pede que jovens protagonizem mudanças no mundo

24 jul 2013 - 12h19
(atualizado às 13h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Veja primeira homilia do papa Francisco em missa no Brasil:

Durante sua homilia na missa celebrada na basílica de Aparecida (SP), o papa Francisco voltou a ressaltar a importância de que se transmitam aos jovens valores morais para a construção de um mundo mais justo, solidário e fraterno. No discurso, o Papa se baseou em três pilares: conservar a esperança, deixar-se surpreender por Deus e viver na alegria. Uma vez mais, pediu que os jovens sejam agentes de transformação do mundo. "Encorajemos a generosidade que caracteriza os jovens, acompanhando-lhes no processo de se tornarem protagonistas da construção de um mundo melhor."

O pontífice fez questão de afirmar que a inspiração da Igreja deve ser na simplicidade e lembrou que o documento de Aparecida, fruto da 5ª Conferência Episcopal da América Latina e Caribe (Celam), em 2008, quando o então cardeal Bergoglio foi o responsável pelo texto final, teve influência direta da cidade paulista. "Nós bispos fomos inspirados pelos milhares de peregrinos que vinham aqui diariamente confiar sua vida a Nossa Senhora. O documento nasceu justamente desse encontro entre o trabalho dos pastores e a fé simples dos romeiros, sob a proteção maternal de Maria", disse, lembrando que veio bater à porta de Maria, e que ela abriu a porta e aponta Jesus e diz: "fazei o que ele vos disser".

O papa Francisco pediu que as pessoas não percam nunca a esperança, porque Deus sempre caminha ao lado delas. "Quantas dificuldades na vida de cada um, no nosso povo, nas nossas comunidades, mas por maiores que possam parecer, Deus nunca deixa que sejamos submergidos", afirmou, pedindo que se tenha sempre uma visão positiva da realidade, e fez um alerta sobre a sensação de vazio e solidão que por vezes toma conta de alguém. "E conduz à busca de compensações, destes ídolos passageiros", alertou, em referência clara às drogas.

Papa é recebido com flores por Dilma; veja chegada:

A história de perseverança dos três pescadores que encontraram no rio Paraíba do Sul a imagem de Nossa Senhora Aparecida depois de um dia infrutífero de pescas, dando origem ao santuário, foi utilizado pelo Papa para pedir às pessoas que se deixem surpreender por Deus. "Deus sempre nos reserva o melhor. Mas pede que o deixemos surpreender pelo seu amor e que acolhamos as suas surpresas", disse, pedindo que se confie em Deus, citando a passagem do Evangelho das Bodas de Caná, onde Cristo, a pedido da mãe, transforma água em vinho como o melhor exemplo da surpresa de Deus. "Se nos aproximamos d'Ele, aquilo que parece água fria, aquilo que é dificuldade, aquilo que é pecado, se transforma em vinho novo de amizade com Ele."

Para finalizar, o Papa pediu que os fiéis vivam na alegria e ressaltou a importância de Maria, a quem fez questão de visitar em Aparecida, para pedir pelo sucesso da Jornada Mundial da Juventude que começou ontem no Rio. "O cristão não pode ser pessimista! Não pode ter uma cara de quem parece em constante estado de luto", disse. Antes de terminar, citou seu antecessor, Bento XVI, em seu discurso de abertura da Celam de 2008. "O discípulo sabe que sem Cristo não há luz, não há esperança , não há amor, não há futuro."

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade