PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Dom Orani aposta nos jovens para superar 'crise de valores' da sociedade

Na leitura da intenção da missa no início da cerimônia, Tempesta fez menção especial às vítimas da tragédia de Santa Maria

23 jul 2013 - 20h19
(atualizado às 20h31)
Compartilhar
Exibir comentários

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi oficialmente aberta na noite desta terça-feira com a missa celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta. Com uma multidão de fiéis aglomerados na praia de Copacabana, dom Orani citou aquilo que vê como uma "crise de valores" da sociedade e apostou na juventude moderna como a esperança do mundo.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/" data-cke-317-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/">Game do Papa</a>

"Vocês, queridos jovens, são o presente esperançoso de uma sociedade que espera que sua crise de valores tenha uma solução. São chamados a formar uma nova geração que vive a fé e a transmite para a geração seguinte", afirmou Tempesta.

"Nesta semana, o Rio se torna o centro da Igreja, viva e jovem", disse, refletindo o tema da JMJ 2013 'Ide e fazei discípulos em todas as nações'. "Somos chamados a ser protagonistas de um mundo novo. Tenho certeza de que vocês farão isso em suas cidades e seus países. O mundo necessita de jovens como vocês", completou.

Dom Orani também lembrou o papa emérito Bento XVI pela escolha da atual jornada após o términa da edição de 2011, em Madri. "Sabemos que ele nos segue com a oração e acompanha-nos pelos meios de comunicação. A ele nossa saudação afetuosa", disse Tempesta em referência a Joseph Ratzinger.

Na leitura da intenção da missa no início da cerimônia, Tempesta fez menção especial às vítimas da tragédia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e aos 20 anos da chacina da Candelária, no Rio de Janeiro. "Celebro na intenção dos jovens mortos neste dia há 20 anos na região central desta cidade, perto da Candelária, numa trista chacina. (...) Celebro na intenção dos jovens de Santa Maria no Rio Grande do Sul pedindo pela segurança para todos em nosso País."

Papa é recebido com flores por Dilma; veja chegada:

Pouco antes de dom Orani tomar a palavra, o grito que virou febre na JMJ tomou conta de Copacabana: "ésta és la juventud de papa". O arcebispo do Rio lembrou na missa do discurso do papa Francisco em que o Pontífice colocou nos jovens a responsabilidade de seguir o caminho de Jesus Cristo.

A missa deve prosseguir até por volta das 21h. A cerimônia de abertura, no entanto, só deve terminar às 23h. Mais grupos musicais católicos devem tocar até o fim da celebração para evitar que todos os peregrinos saiam ao mesmo tempo de Copacabana, que tem a orla totalmente interditada ao tráfico de veículos.

Papa Francisco no Brasil

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade