12 eventos ao vivo

Cruz peregrina da JMJ chega ao Pão de Açúcar do Rio de Janeiro

17 jul 2013
14h31
atualizado às 15h00
  • separator
  • 0
  • comentários

A cruz peregrina, símbolo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), visitou nesta quarta-feira o Morro da Urca, no Rio de Janeiro, aos pés do emblemático Pão de Açúcar e onde o arcebispo da cidade, dom Orani João Tempesta, oficiou uma missa.

A cruz peregrina, símbolo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), visitou nesta quarta-feira o Morro da Urca, no Rio de Janeiro, aos pés do emblemático Pão de Açúcar
A cruz peregrina, símbolo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), visitou nesta quarta-feira o Morro da Urca, no Rio de Janeiro, aos pés do emblemático Pão de Açúcar
Foto: Ale Silva / Futura Press

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>

A cruz, que está percorrendo nestes dias paróquias e monumentos do Rio de Janeiro, incluindo o Cristo Redentor, chegou acompanhada de uma cópia do ícone "Maria Salus Populi Romani", uma imagem da virgem Maria com o Menino Jesus.

De madeira e com quatro metros de altura, a cruz foi um presente do papa João Paulo II aos jovens em 1984, quando, após a conclusão do Ano Santo da Redenção, os encarregou de a levarem pelo mundo.

O ícone é também presente de João Paulo II, neste caso em 2003.

Durante a homilia, dom Orani expressou que os jovens eram enviados "para servir ao povo de Deus" e que Jesus incentivou a juventude a protagonizar "novos tempos" sob os valores do Evangelho.

Durante os pedidos, os fiéis rezaram pelas autoridades do Brasil, para que o Espírito Santo as faça escutar "as necessidades de seus filhos".

A jovem Rani dos Santos, que trabalha no aeroporto Santos Dumont, levou a cruz ao final do ato e contou à Agência Efe que a sensação foi "maravilhosa, para quem ama Jesus como nós". "Nos sentimos caminhando com Cristo até o final, até a cruz", descreveu.

O Morro da Urca e o adjacente Pão de Açúcar terão ampliado seu horário de visita durante a JMJ e abrigarão atividades culturais por ocasião do evento.

O papa Francisco chegará na próxima segunda-feira à noite para participar da JMJ, que termina no domingo, dia 28.

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade