PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Com dia de folga, papa Francisco ficará de fora da abertura da JMJ

Pontífice não terá agenda oficial nesta terça-feira. Na quarta, Papa visita o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida

22 jul 2013 - 19h59
(atualizado às 20h03)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Papa Francisco teve segunda-feira movimentada, com direito a desfile de papamóvel</p>
Papa Francisco teve segunda-feira movimentada, com direito a desfile de papamóvel
Foto: José Mauro Pimentel / Terra

Figura central da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o papa Francisco ficará de fora da abertura do evento católico nesta terça-feira, no Rio de Janeiro. Após uma segunda-feira movimentada pela recepção calorosa do povo brasileiro, contando com desfile pelas ruas da capital fluminense, o Papa terá um dia de folga amanhã. A missa de abertura da JMJ ficará a cargo do arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.

A programação começa às 15h, na praia de Copacabana. Segundo a organização da JMJ Rio 2013, haverá apresentações artísticas e a chegada da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos do evento. Às 18h, terá início a missa de abertura.

"Cristo bota fé nos jovens", diz Papa em discurso:

Na quarta-feira, o papa Francisco visitará o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP). A visita deve atrair entre 150 mil e 200 mil pessoas, segundo os organizadores. O Pontífice deve chegar de helicóptero às 9h30, sendo recebido pelo cardeal arcebispo de Aparecida, dom Damasceno Assis; pelo bispo auxiliar de Aparecida, dom Darci José Nicioli; pelo reitor do Santuário Nacional, padre Domingos Sávio; pelo governador do estado, Geraldo Alckmin; e pelo prefeito de Aparecida, Marcio Siqueira.

Após desfile a bordo do papamóvel, Francisco dará início, às 10h30, à celebração eucarística, no altar central da basílica. Às 12h, o Papa seguirá para a Tribuna Bento XVI, na parte externa do santuário, para dar uma bênção aos romeiros. Às 12h30, ele segue de papamóvel até o Seminário Bom Jesus, onde abençoará a imagem de Frei Galvão e almoçará. A programação segue até as 16h, com a bênção a cerca de 50 irmãs que vivem em três conventos de clausura na Arquidiocese de Aparecida. Às 16h30, o Papa embarca em helicóptero para o retorno ao Rio de Janeiro.

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade