PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Cinco mil peregrinos chegam à Diocese de Petrópolis para a JMJ

17 jul 2013 - 14h49
(atualizado às 14h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de cinco mil peregrinos estrangeiros que participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na próxima semana, no Rio de Janeiro, já estão na Diocese de Petrópolis para a Semana Missionária. Assim como acontece em outras cidades do País, a semana – que começou na terça e vai até domingo – é para preparar os católicos para o evento da capital do Estado.

 

Na diocese – que, além de Petrópolis, também engloba Teresópolis, Magé e parte de Guapimirim, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Três Rios e Paraíba do Sul –, os jovens estão hospedados em casas de famílias católicas. Mais dois mil ainda devem chegar até o próximo sábado.

São jovens de diversas regiões do mundo, como Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Bangladesh, Botswana, Canadá, El Salvador, EUA, Equador, Filipinas, França, Guatemala, Gabão, Itália, Malawi, México, Peru, Portugal, Reino Unido, Republica Dominicana, Rússia, Venezuela e Chile. Desde o fim de semana passado, há peregrinos chegando à Diocese de Petrópolis.

Somente em Petrópolis, são dois mil jovens hospedados. Os dois mil que ainda chegarão à diocese também ficarão no município. Nesta quinta-feira, cerca de cem peregrinos chilenos e franceses visitaram pontos turísticos da cidade, como a Catedral São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial, o Palácio de Cristal e o Trono de Fátima.  A estudante chilena Mariela González, 18 anos, foi uma delas. “Esta semana é importante para conhecer outros jovens católicos como eu e crescer, que é o mais importante. Espero conhecer melhor a cidade”, disse Mariela, que decidiu participar da JMJ há dois anos.

Segundo o coordenador do Comitê Organizador Diocesano (COD), o padre Rogério Dias, a Semana Missionária se divide em três partes: a experiência de espiritualidade, de celebração; momentos culturais, para que os peregrinos conheçam a população local e a cidade e a missão, “uma experiência de fé”.

A francesa Lydia Loimon, 24 anos, acabou de se formar em gerenciamento de produção em seu país. Para ela, é muito importante a experiência de ser acolhida em casas de famílias católicas. A francesa está hospedada em uma casa no bairro Mosela. “Essa semana servirá para entendermos melhor como os brasileiros vivem e como é a fé deles em Deus. Porque a Jornada será um evento muito grande e não teremos tempo para isso”, disse Lydia, que está gostando da cidade. “Petrópolis é muito linda. A população é muito receptiva”.

No próximo domingo, haverá um evento no Parque Municipal, em Itaipava, com shows e apresentações culturais de bandas e artistas católicos. Para lá, vão os sete mil peregrinos que estarão pela diocese. O evento será aberto ao público e a expectativa é que mais de 40 mil pessoas, entre petropolitanos, turistas e peregrinos, compareçam ao local, também conhecido como Parque de Exposições.

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade