PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Chuva castiga Campus Fidei, mas não muda planos da JMJ

23 jul 2013 - 18h51
(atualizado às 18h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A forte chuva que atinge o Rio de Janeiro desde a manhã desta sexta-feira está castigando o terreno do Campus Fidei, em Guaratiba, zona oeste da cidade, onde o papa Francisco vai participar da vigília, no sábado, e da Missa de Envio da Jornada Mundial da Juventude, no domingo, data de encerramento do evento. Para o cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, no entanto, a chuva não muda em nada os planos do Papa e nem da Jornada. "Esperamos apenas que o tempo cinza mude para um tempo aberto, com céu bem azul", disse. O terreno, com área de 1,362 milhão de metros quadrados, é todo de terra batida, e o aspecto, nesta terça-feira, era de um lamaçal.

A previsão é que o mau tempo persista no Rio de Janeiro até pelo menos o próximo sábado. O secretário municipal de transportes do Rio, Carlos Roberto Osório, disse que, por enquanto, nada muda no planejamento da cidade. "Se a chuva piorar, o que vamos fazer é pedir aos peregrinos que adiantem seus deslocamentos, ou a Copacabana ou para Guaratiba, porque com chuva o transporte público pode demorar mais a chegar", disse.

Na quinta-feira e na sexta-feira será feriado municipal no Rio de Janeiro por conta da benção do papa Francisco aos peregrinos em Copacabana, no dia 25, e à Via Sacra, no mesmo local no dia 26. A chuva pode fazer com que a viagem do Papa a Aparecida nesta quarta-feira seja feita em carro normal e não mais em helicóptero, como estava previsto, para evitar problemas com o mau tempo. Neste caso, o Papa teria que sair do Rio por volta das 4h para chegar em tempo no Santuário.

Papa Francisco no Brasil

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade