publicidade
06 de junho de 2013 • 19h35 • atualizado às 19h43

Câmara do Rio aprova 4 feriados durante visita do Papa em julho

 

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou nesta quinta-feira, por 33 votos a 5, os quatro feriados previstos para a Jornada Mundial da Juventude. O projeto foi encaminhado aos vereadores pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB) no dia 15 de maio.

Nos dias 25 e 26 de julho (quinta e sexta-feira), o feriado será integral no município por causa da participação do papa Francisco na Missa de Acolhida e na encenação da Via Crucis na praia de Copacabana, respectivamente.

No dia 23 de julho (terça-feira), o feriado será a partir das 16h, para facilitar a chegada dos peregrinos a Copacabana, onde ocorrerá a cerimônia de abertura da Jornada, com o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta. E, no dia 29 de julho, uma segunda-feira, quando termina o evento, o feriado foi decretado até as 12h para facilitar a saída dos ônibus da cidade.

Os vereadores aprovaram uma emenda ao projeto, que obriga serviços essenciais como hospitais, bares, restaurantes, transporte público e pontos de cultura a funcionarem normalmente.

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

Agência Brasil