PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Ausência do Papa frustra membros de coral em lançamento de medalha

23 jul 2013 - 14h28
(atualizado às 16h45)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Após segunda-feira movimentada, papa Francisco tem dia de retiro hoje</p>
Após segunda-feira movimentada, papa Francisco tem dia de retiro hoje
Foto: Reprodução

Durou 40 minutos a apresentação do coral da igreja Nossa Senhora da Paz, no Sumaré, no Rio de Janeiro. Mas o papa Francisco não apareceu na cerimônia que marcava o lançamento da medalha comemorativa à sua visita, feita pela Casa da Moeda do Brasil. A delegada de polícia Valéria de Aragão, que faz parte do coral, estava um pouco frustrada por não ter visto o Pontífice. "Só de ficar perto dele já foi ótimo. Mas até domingo ainda vamos ter mais oportunidades para vê-lo", disse na saída, quando o coral repetiu a apresentação feita ao cardeal Chefe de Estado do Vaticano, Tarcísio Bertone, que representou o Papa.

De acordo com o padre Jorjão, responsável pelo coral, Francisco é um Papa que fala por gestos. "Ele mesmo carregou a mala dele ao entrar no avião, fez questão de entrar na fila do check-in em Roma e aqui abriu as janelas do seu carro para as pessoas", disse. Para o religioso, o Papa dá uma clara mensagem aos governantes. "Quem está no poder está para servir aos demais."

O coral cantou três músicas no Sumaré: o Hino oficial da Jornada Mundial da Juventude, Cidade Maravilhosa e ainda 'Abençoa Papa Francisco, uma composição do Padre Omar Raposo, reitor do santuário do Cristo Redentor.

Papa é recebido com flores por Dilma; veja chegada:

O padre Jorjão ainda deu alguns detalhes da manhã do papa Francisco. Depois de acordar por volta das 7h30, ele celebrou uma missa junto à comitiva do Vaticano que o acompanha e, no café da manhã, tomou um sorvete italiano, presente de uma sorveteria de Ipanema. "Agora ele vai passar o resto do dia escrevendo seus discursos para a Jornada", explicou.

O padre disse ainda estar muito contente com o efeito que os jovens já produziram na cidade, mesmo antes de a Jornada começar. "Eles estão mostrando que a Igreja não é apenas uma instituição, mas uma família formada por vários rostos e que têm a mesma fé", disse.

O Papa recebeu uma medalha comemorativa de presente e outras duas de prata. A Casa da Moeda vende as medalhas através do seu site e também no seu stand na Expo-Católica, que acontece até domingo no Riocentro.

Papa Francisco no Brasil

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade