PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Argentinos comandam procissão pela favela onde o papa Francisco irá passar

24 jul 2013 - 18h35
(atualizado às 18h35)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Empunhando com orgulho a bandeira de seu país, o grupo participou de uma procissão pelas ruas da favela de Manguinhos</p>
Empunhando com orgulho a bandeira de seu país, o grupo participou de uma procissão pelas ruas da favela de Manguinhos
Foto: Cirilo Junior / Terra

Nem Cristo Redentor, nem Maracanã, muito menos o Pão de Açúcar. No dia sem a presença do papa Francisco no Rio, e sem nenhum grande evento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na cidade, debaixo de chuva, um grupo de cerca de 30 peregrinos argentinos escolheu visitar a comunidade de Varginha, na favela de Manguinhos, na zona norte, onde o líder da Igreja Católica estará na manhã desta quinta-feira. Moradores de comunidades carentes de Buenos Aires, alguns deles explicaram que gostariam de conhecer uma realidade parecida com a qual convivem, e optaram em ir ao local escolhido pelo primeiro Papa latino-americano da história.

“Aqui é um lugar como o nosso, simples. Acho muito importante termos contato com este lado da cidade, e não apenas com o Rio turístico”, afirmou Lisa Blanco, 19 anos, estudante e radialista da rádio comunitária FM Bajo Flores, bairro onde mora. Ela vive na comunidade denominada 1-11-14.

Ao lado dela, a também estudante Maria Saavedra, 17 anos, e o secretário Hugo Portillo, 20 anos, concordavam com a colega, e diziam não ver muita diferença entre o cenário em que vivem e a comunidade de Varginha. Para Portillo, a face da pobreza não apresenta muitas diferenças na América Latina, embora cada região tenha sua característica própria.

 

“Vemos muitas crianças circulando soltas pelas ruas aqui, a exemplo de onde moramos. Muitas mães também, com filhos no colo. É bem parecido”, pontuou.

Empunhando com orgulho a bandeira de seu país, o grupo participou de uma procissão pelas ruas do local, logo depois que a imagem de Nossa Senhora de Lujan, santa padroeira de Buenos Aires, chegou à Igreja São Jerônimo Emiliani, onde o papa Francisco irá quando passar pela comunidade. Eles saíram rezando pelas ruas de Varginha e pararam ao lado de uma imagem de Nossa Senhora da Aparecida que fica num altar no meio da favela.

Moradores se mostram ansiosos pela chegada do Papa

Na igreja, os últimos retoques são dados para receber o argentino Jorge Bergoglio, que comanda os católicos desde março deste ano. Everaldo Oliveira, um dos organizadores da recepção ao Papa ali, disse que nenhuma grande alteração foi feita para a chegada do Pontífice. Segundo ele, a comunidade de Varginha vai se mostrar como é, sem maquiagem.

“Só estamos preparando o coração mesmo. Nossa igreja já tinha sido pintada há algum tempo, e ela permanece da mesma forma. Será uma manhã muito bonita para todos aqui”, comentou.

No restante da comunidade, poucas alterações nos últimos dias, segundo os moradores. O asfalto da rua principal, por onde o Papa irá circular, foi recapeado, os canteiros foram aparados, e lixeiras, instaladas. As lombadas que estavam na rua foram retiradas, o que gerou reclamações. “Quero ver se vão colocar de volta. Isso aqui vai virar uma pista de corrida, e as crianças circulam nas ruas o dia inteiro”, observou o mecânico Vilson Teles. Os moradores contaram ainda que nenhuma casa foi pintada ou teve alguma melhoria.

Nas ruas de Varginha, o assunto, como era de se esperar, é a visita do Papa. Muitos sonham em tocar em Francisco, e até mesmo ganhar uma benção especial do Sumo Pontífice. É o caso da dona de casa Léa Morais, 53 anos, que preparou uma faixa de boas-vindas para o argentino.

“Eu tenho certeza que ele vai gostar daqui. Ele é uma pessoa simples, e de bom coração. E nós temos muito coração e amor pelo Papa. Vai ser um dia inesquecível”, comemorou.

Varginha é uma das localidade de Manguinhos que contam com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) desde janeiro deste ano. Desde então, não foram registrados grandes conflitos na favela. Moradores, no entanto, ainda evitam comentar sobre a questão da violência na região, e deixam escapar reclamações a respeito da atuação da polícia.

“Os policiais da UPP constrangem os moradores. Eles são novos, e querem impor respeito à base da força. Já quebraram moto de morador aqui à toa. Outro dia, um PM discutiu com um morador, sacou a arma e deu um tiro para o alto, com várias crianças por perto”, relata um morador, que pediu para não ser identificado.

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o Papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade