PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Aparecida se prepara para visita do Papa e obras devem chegar a R$ 1,1 mi

20 jul 2013 - 00h09
Compartilhar
Exibir comentários

As obras de preparação para a visita do papa Francisco à cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, estão orçadas em torno de R$ 1,1 milhão. Ruas estão sendo recapeadas e algumas tiveram de ser adaptadas para a circulação do papamóvel, com a retirada de lombadas.

Na quarta-feira (24), o papa Francisco deixa o Rio de helicóptero e vai até Aparecida, onde deve chegar às 9h30, para celebrar uma missa e abençoar os fiéis. O papa será recebido pelo arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis e pelo reitor do Santuário, padre Domingos Sávio da Silva. Ás 10h30, ele celebra missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Antes, ele fará um passeio de papamóvel nos arredores do santuário. Francisco almoça no Seminário Bom Jesus, retornando depois ao Rio.

De acordo com a prefeitura de Aparecida, as obras estão sendo executadas por um convênio com o governo do estado. As vias que irão ter mudanças são: Rua Anchieta, Praça Dr. Benedito Meirelles, Avenida Barão do Rio Branco, Rua Colombano Teixeira, Rua Valério Francisco, Rua Aristides de Andrade, Rua Ana Rosa Penido e Praça Três Corações.

No dia da visita do papa, o número de pessoas na cidade deve variar de 150 mil a 200 mil, público quatro vezes maior em comparação à população da cidade, que passa de 35 mil habitantes, conforme o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010. De acordo com os organizadores, a infraestrutura montada tem capacidade de receber até 400 mil visitantes.

Além do estacionamento no interior do santurário, carros e ônibus poderão ser estacionados em outros pontos da cidade, informou a prefeitura.

De acordo com a prefeitura, 125 mil folhetos serão distribuídos com a programação religiosa e mapas sobre o acesso aos pontos turísticos. Do total, cerca de 30 mil terão instruções em inglês para auxiliar os visitantes estrangeiros. A segurança será reforçada por homens da Força Nacional de Segurança Nacional, além das polícias civil e militar e a guarda municipal.

Com maior movimento na Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo e o Rio de Janeiro, a concessionária NovaDutra montou operação especial que começou hoje (19) com o objetivo de orientar motoristas e peregrinos. A estimativa é que cerca de 7 mil ônibus se dirijam ao Rio de Janeiro, onde ocorrerá a Jornada Mundial da Juventude.

Para apoiar os usuários, foram disponibilizados 200 veículos com guinchos leves e pesados, unidades de inspeção e médicas. Em 11 bases pré-hospitalar, 52 atendentes ficarão de plantão 24 horas, sendo 11 médicos, além de 14 ambulâncias e 13 viaturas de intervenção rápida. Haverá atendimento em inglês e espanhol por meio do Disque CCR NovaDutra - 0800 0173 536.

Papa Francisco no Brasil
Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa
Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o Papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade