PUBLICIDADE

Papa diz aos cardeais que a Igreja não é uma corte: 'evitemos intrigas'

Francisco pediu aos cardeais que sejam amáveis, dóceis, e que abandonem o orgulho e o egoísmo em busca de fazer o bem; Dilma faltou à missa

23 fev 2014 - 08h21
(atualizado às 08h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Papa Francisco beija uma criança durante missa dominical na Basílica de São Pedro
Papa Francisco beija uma criança durante missa dominical na Basílica de São Pedro
Foto: Reuters

A cada dia o papa Francisco deixa mais claro seu estilo de governar e o estilo que quer dos seus comandados. O recado da primeira missa dos novos 19 cardeais, entre eles o brasileiro Orani João Tempesta, foi direta: a santidade. "Ser santo não é luxo, é necessário para a salvação do mundo", disse o Papa.

E ele foi ainda mais direto quando falou sobre a entrada no colégio cardinalício como um serviço ao próximo, e não como uma premiação. "O cardeal entra na igreja de Roma, não entra numa corte. Evitemos todos hábitos e comportamentos de uma corte: intrigas, críticas, facções, favoritismos, preferências", disse, em um recado a todos os membros da Igreja.

E nos gestos e atitudes, Francisco vem demostrando o caminho que deseja ver a Igreja seguindo. Se com João Paulo II e Bento XVI as missas dominicais se arrastavam em mais de duas horas, Francisco celebrou a missa em 1h20, sem descontar a fila da comunhão de uma Basílica de São Pedro absolutamente lotada. No sermão, deu o caminho: falou 12 minutos no relógio.

Dom Orani teve a prerrogativa de ficar mais perto do Papa durante a missa - justamente por ser sua primeira como novo cardeal da igreja. O papa Francisco pediu aos cardeais que sejam amáveis, dóceis, e que abandonem o orgulho e o egoísmo em busca de fazer o bem. "Um coração vazio de amor é como uma igreja que deslacraríamos, subtraída do serviço de Deus e destinada a outro fim", afirmou.

Apesar de promessa, Dilma falta à missa

A presidente Dilma Rousseff descumpriu a promessa feita ao papa Francisco e faltou à missa de hoje. Durante o encontro na sexta-feira, o Papa perguntou à presidente se ele estaria em Roma sábado e domingo, e ela disse que sim. Mas por fim decidiu embarcar logo cedo para Bruxelas, onde participa de reuniões de cúpula Brasil-União Europeia.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade