PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Papa cruza o Atlântico para se reunir com 2 milhões de jovens no Rio

20 jul 2013 - 14h55
(atualizado às 16h07)
Compartilhar
Exibir comentários

A viagem do papa Francisco ao Rio de Janeiro entre os dias 22 e 29 de julho, para presidir a 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), é a segunda de seu pontificado e a primeira internacional, neste caso a um país latino-americano, após ser escolhido papa no dia 13 de março.

Papa Francisco vem ao Brasil pela primeira vez; veja agenda

O papa viajou no dia 8 de julho à ilha italiana de Lampedusa, ao sul do país, a uma centena de quilômetros do litoral africano, onde se reuniu com os imigrantes ilegais que chegam ali com o objetivo de entrar na Europa e jogou uma coroa de flores ao mar em memória dos que perderam a vida nas travessias.

Agora, cruzará o Atlântico para se reunir com mais de dois milhões de jovens de todo o mundo no Rio de Janeiro.

Francisco tem muita vontade de se reunir com os jovens, especialmente os ibero-americanos, segundo confessou recentemente ao secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, aos que convidou em várias ocasiões para "apostar em grandes ideais" e a "não ter medo de sonhar com coisas grandes".

"Não fomos escolhidos pelo Senhor para coisas pequenas, mas grandes", afirmou Francisco no dia 28 de abril durante a cerimônia de confirmação de 44 jovens no Vaticano.

Em sua primeira encíclica, a Lumen Fidei (A luz da Fé), Francisco escreveu que os jovens desejam uma vida "grande" e que a fé não é um refúgio para gente sem coragem, mas o prolongamento da vida.

Francisco também lhes disse que "a novidade de Deus" não se assemelha às novidades mundanas, "que são todas provisórias, passam e assim sempre se busca algo mais".

"A novidade que Deus oferece a nossa vida é definitiva", assegurou recentemente, defendendo que a ação contínua de Deus "lhes torne homens e mulheres novos".

Nas várias ocasiões que nestes quatro meses de pontificado se referiu aos jovens também lhes disse que o caminho do cristão não é sempre fácil, que são encontradas dificuldades e tribulações, mas que as dificuldades e as tribulações "fazem parte do caminho para chegar à glória de Deus".

Na mesma linha que o papa Bento XVI, Francisco lhes convidou a caminhar contra a corrente, e acrescentou: "Sobretudo se nos sentimos pobres, fracos, pecadores, porque Deus fortalece nossa fraqueza, enriquece nossa pobreza, transforma nosso pecado. Confiemos na ação de Deus".

Francisco disse que nestes tempos de crise as pessoas não podem se fechar em si mesmas e não ajudar aos demais, mas têm que ser solidárias com os necessitados.

O papa acrescentou que Cristo pede aos fiéis para ficarem "atentos e que não adormeçam". "Não queremos cristãos adormecidos", afirmou com veemência.

"Vocês já pensaram nos talentos que Deus lhes deu? Pensaram como colocá-los ao serviço dos demais. Não escondê-los. Apostar nos grandes ideais, esses ideais que engrandecem o coração", afirmou durante uma audiência pública.

"A vida nos foi dada não para que a conservemos zelosamente para nós mesmos, mas nos foi dada para que a doemos. Queridos jovens, não tenhais medo de sonhar com coisas grandes", acrescentou.

A visita de Francisco acontece após os protestos sociais que sacudiram as principais cidades do Brasil nas últimas semanas, nas quais centenas de milhares de pessoas se manifestaram, pedindo melhoras em saúde, educação etc., com críticas às despesas em eventos esportivos.

O governo brasileiro expressou sua preocupação perante a possibilidade de que a situação possa comprometer a visita do papa e, segundo o cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Conselho Pontifício para os Laicos, dicastério do qual dependem as JMJ, o governo federal e o do Estado do Rio de Janeiro deu garantias de que a visita acontecerá de maneira "serena e sem transtornos".

Francisco, segundo afirmou recentemente o cardeal brasileiro Raymundo Damasceno Assis, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, não está preocupado.

O papa mostrará durante a viagem sua predileção pelos pobres, necessitados e marginalizados com a visita à comunidade Varginha, no complexo de Manguinhos, local até o final do ano passado controlado por quadrilhas de traficantes de drogas.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/">Game do Papa</a>

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade