PUBLICIDADE

Papa aceita renúncia do bispo de Caxias do Sul, no RS

6 jul 2011 - 09h19
(atualizado às 11h21)
Compartilhar

O papa Bento XVI aceitou a renúncia ao governo pastoral apresentada pelo bispo Nei Paulo Moretto, da diocese de Caxias do Sul, na serra gaúcha, informou nesta quarta-feira o Vaticano por meio de um comunicado.

A renúncia de Moretto foi aceita em conformidade com o artigo 401/1 do código de direito canônico, pelo qual se exige ao bispo diocesano que apresente sua renúncia quando completar 75 anos, que é a idade de aposentadoria na Igreja Católica. O pontífice nomeou como seu sucessor Alessandro Carmelo Ruffinoni, até agora bispo coadjutor da arquidiocese.

Nomeado bispo catarinense para Caçador, no PR

O papa nomeou Severino Clasen bispo da diocese de Caçador, no Paraná, informou nesta quarta-feira o Vaticano em comunicado. Até aqui, o prelado era bispo de Araçuaí, em Minas Gerais, para onde foi enviado em maio de 2005. O sacerdote nasceu em 10 de junho de 1954 em Ituporanga, em Santa Catarina, e, após concluir o Ensino Fundamental na sua cidade natal, aos 14 anos entrou para o seminário menor de São Francisco de Assis.

Clasen estudou Filosofia e Teologia antes de ser ordenado sacerdote em 10 de julho de 1982, com 28 anos. Depois, entre outras coisas, foi vigário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Concórdia (1982-1985), em Santa Catarina, e secretário do setor vocacional da Província e assistente da Fraternidade de Santa Clara, ligada à Ordem Franciscana Secular. Em 1º de maio de 2005, ele foi nomeado bispo de Araçuaí e, na última Assembleia Geral da Conferência Episcopal Brasileira, foi eleito membro do Conselho Episcopal do Pastoral, além de responsável da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicado.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade