PUBLICIDADE

País tem estruturas que favorecem corrupção, diz historiador

Financiamento privado de campanhas eleitorais é um dos mecanismos que favorecem essa prática

26 nov 2014 - 10h10
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar dos mecanismos de fiscalização e combate à corrupção consolidados, o Brasil ainda tem estruturas, como o financiamento privado de campanhas eleitorais, que favorecem à prática desse tipo de ilegalidade. A avaliação é do historiador Pedro Henrique Pereira Campos, da Universidade Federal Fluminense. Campos foi o entrevistado na terça-feira na série Corrupção, do Repórter Brasil, edição noite, da TV Brasil. A série, com entrevistas ao vivo, é apresentada no telejornal até sexta-feira (28), a partir das 21h.

O historiador é autor da tese A Ditadura dos Empreiteiros: As Empresas Nacionais de Construção Pesada, suas Formas Associativas e o Estado Ditatorial Brasileiro, 1964-1985. "A prática de atividades ilícitas é recorrentes por parte dessas empresas. Existem várias denúncias. No período da ditadura, no entanto, os mecanismos de controle eram menos atuantes, o que não quer dizer que na época tivessem menos irregularidades", disse. 

Referindo-se ao caso de corrupção da Petrobras, investigado pela Operação Lava Jato da Polícia Fedral, Campos disse que muitas das empresas envolvidas cresceram e ganharam terreno político no período da ditadura. "Atividades como as que fazem hoje, não vêm de hoje, vêm da ditadura, e vêm até de antes. O fato é que hoje há mecanismos que podem trazer à tona, trazer a público práticas que são costumeiras", destacou.

Ainda de acordo com o historiador, o Estado tem hoje uma legislação que permite essa situação que favorece a prática da corrupção, como o financiamento de campanhas eleitorais. "Essas empresas têm atuação junto aos parlamentares e partidos políticos para obter emendas parlamentares anexadas ao Orçamento. São muito atuantes politicamente. São responsáveis por obras públicas, têm uma atuação junto ao Estado muito poderosa”.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade