PUBLICIDADE

PAC 2: Dilma entrega 250 máquinas para obras no Rio Grande do Norte

3 jun 2013 - 12h40
(atualizado às 16h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Dilma durante a a cerimônia de entrega das máquinas em Natal
Dilma durante a a cerimônia de entrega das máquinas em Natal
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR / Divulgação

A presidente Dilma Rousseff viajou na manhã desta segunda-feira para Natal, onde participa da cerimônia de entrega de 101 retroescavadeiras e 149 motoniveladoras para 149 municípios em situação de emergência por causa da seca do semiárido do Rio Grande do Norte. Segundo o governo, os equipamentos serão encaminhados às cidades beneficiadas após o treinamento dos operadores, que acontecerá entre 4 e 25 de junho. A solenidade acontece na Escola de Governo Dom Eugênio Sales, no Centro Administrativo do Estado.

Durante o evento, Dilma vai anunciar a liberação de R$ 30 milhões para a reforma e ampliação do Centro de Convenções de Natal, com recursos do Ministério do Turismo. Ela ainda participa do lançamento do edital de licitação para obras complementares da duplicação da BR-101 no Estado, como a construção de vias marginais, obra de drenagem e dois viadutos.

O Ministério da Justiça e o governo estadual assinarão o Acordo de Cooperação do Programa Brasil Mais Seguro. A ordem de serviço para as obras de construção do Museu da Rampa e Memorial do Aviador também será assinada durante a cerimônia.

A doação de retroescavadeiras e motoniveladoras a prefeituras faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 e tem o objetivo de beneficiar a população rural dos municípios com a construção e recuperação de estradas para o escoamento da produção, contribuindo para a organização produtiva dos agricultores familiares dessas regiões.

O governo potiguar informou que as máquinas doadas representam um investimento federal de R$ 81,6 milhões e vão atender 89,22% dos municípios e 79,45% da população rural do Estado, o que equivale a 560 mil famílias a serem beneficiadas. Ao todo, 500 operadores serão capacitadas para operar as máquinas. Os cursos terão duração de 16 horas para trabalhar com retroescavadeiras e de 40 horas para motoniveladoras.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade