PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

Viúva de Niemeyer diz ter perdido a pessoa que "mais gostava no mundo"

Compartilhar

A viúva de Oscar Niemeyer, Vera Lúcia, disse nesta quinta-feira que a morte do marido representa a perda da pessoa que "mais gostava no mundo", durante a missa realizada no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

"Perdi um amigo, perdi tudo. Vai ser difícil", afirmou Vera Lúcia. A esposa comentou ainda que não se separou do arquiteto em seus momentos finais, e que Niemeyer permaneceu lúcido até amanhã de ontem, pedindo para que o informassem sobre o andamento de projetos seus. A viúva relatou que ontem ainda, o marido pediu para tomar café e comer pastel.

Casada com Niemeyer desde 2006, após anos trabalhando como secretária do arquiteto, a viúva comentou que tentará tornar realidade os últimos desejos do marido, entre os quais destacou um livro sobre arte.

Niemeyer foi casado por 75 anos com Anita Baldo, com quem teve uma filha, Ana Maria, morta em junho, aos 82 anos. A primeira esposa morreu em outubro de 2004, aos 98 anos. Dois anos depois, com Vera Lúcia.

Uma das netas do arquiteto, Ana Lúcia, disse que seu avô é um ícone. "Além da arquitetura está o trabalho que fez a favor da democracia e justiça social. Acho que isso é tão importante como sua obra arquitetônica".

Niemeyer, que estava internado desde 2 de novembro no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro, morreu ontem, 10 dias antes de completar 105 anos. EFE

mb/bg

(vídeo)

EFE   
Compartilhar
Publicidade